Aliansce Sonae (ALSO3) vê conclusão de fusão com brMalls em 2023

Aliansce Sonae também lançou metas ambientais e sociais

A Aliansce Sonae (ALSO3) disse à agência de notícias “Reuters” que espera concluir a fusão com a brMalls (BRML3) no início de 2023. Com isso, a companhia informou que essa aprovação deve vir nos próximos meses, já que realizou vendas recentes de ativos considerados “problemáticos” para a fusão. As duas companhias anunciaram a combinação de negócios mais cedo neste ano, em operação que ainda depende de aval regulatório.

A operadora de shopping centers também lançou nesta quinta-feira (20) metas ambientais e sociais. Com isso, as metas da empresa incluem alcançar percentual de 50% de mulheres em cargos de liderança em 2030 e 44% de negros. Atualmente, a empresa atinge 44% e 32%, respectivamente. 

No sentido ambiental, a Aliansce Sonae mira ter emissões líquidas de carbono zero. A meta inclui os escopos 1 e 2, que dizem respeito à emissão de gases provenientes de efeitos produtivos e à emissão indireta proveniente da aquisição de energia. Ainda assim, a meta não inclui o escopo 3, sobre a emissão indireta proveniente da cadeia de valor. 

“O (escopo) 3 tem um problema de engenharia complexo por causa dos produtos que chegam até o shopping produzidos por clientes que a gente não consegue ter controle”, disse o presidente-executivo da companhia, Rafael Sales, à “Reuters”.

Além disso, a Aliansce Sonae possui metas para alcançar o consumo 100% de energia elétrica renovável, reciclar 65% dos resíduos recicláveis e reduzir a intensidade de consumo de água em 5%, entre outros, também em 2030. 

Segundo a companhia, a meta, no entanto, não inclui as chamadas cogerações em shoppings em Taboão da Serra (SP) e Salvador (BA), duas cidades onde a geração elétrica não é suficiente para o empreendimento e, portanto, funciona em sistema de cogeração.

Por volta das 14h15 (horário de Brasília) desta quinta-feira (20), as ações da operadora de shopping centers Aliansce Sonae (ALSO3) operavam em baixa de 0,38%, a R$ 20,77. Os papéis da brMalls (BRML3) caíam 0,31%, a R$ 9,80.