Banco Pan (BPAN4) sofre vazamento de dados de clientes

O caso foi detectado na madrugada desta sexta-feira (15)

O Banco Pan (BPAN4) sofreu um vazamento de dados de clientes. Depois de diversos relatos nas redes sociais na madrugada desta sexta-feira (15), a companhia confirmou que detectou um problema na plataforma utilizada para atender os clientes do segmento de cartões.

O banco não especificou a quantidade de clientes que foram afetados pelo vazamento.“Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria independente para uma análise completa”, afirmou o Pan em nota. 

De acordo com o banco, não houve comprometimento de conta corrente ou invasão à estrutura das instituições. Contudo, a apuração confirmou que a vulnerabilidade do sistema fez com que fosse possível fazer cópias de dados cadastrais, limite disponível e saldo devedor. Dados relacionados a cartão, senha ou qualquer dado em risco financeiro direto para o cliente ou para o banco não foram expostos.

“Reforçamos que a segurança das informações é nossa prioridade e todas as autoridades competentes foram notificadas”, acrescentou o Banco Pan em comunicado.

De acordo com o site “Tecmundo”, os supostos invasores afirmam que obtiveram dados de 22 milhões de contas. Entretanto, de acordo com o relatório fiscal mais recente do banco, que é referente ao 4° trimestre de 2021, a companhia tem 15 milhões de clientes.

Banco Pan: o que fazer em caso de vazamento de dados

Em caso de qualquer atividade suspeita de dados pessoais e sensíveis, um boletim de ocorrência deve ser feito. Além disso, o usuário deve comunicar os órgãos de proteção e privacidade, como a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e outras instituições de direito ao consumidor.

Vazamentos de dados são comuns no Brasil e podem ocorrer por falhas das organizações responsáveis pela sua segurança ou por uma invasão cibernética, como ocorreu com o Banco Pan.