C6 Bank: prejuízo em 2022 é mais de 3 vezes superior ao de 2021

O C6 encerrou 2022 com prejuízo líquido de R$ 2,235 bilhões; a perda é mais de 3 vezes superior a de 2021, que foi de R$ 692,450 milhões

 

O C6 Bank encerrou 2022 com prejuízo líquido de R$ 2,235 bilhões, de acordo com as demonstrações financeiras anuais da instituição financeira. As informações são do Estadão.

A perda é mais de três vezes superior à registrada em 2021, de R$ 692,450 milhões. No segundo semestre do ano passado, o banco digital teve prejuízo de R$ 1,775 bilhão. O banco digital não detalha os fatores responsáveis pelo resultado.

No ano passado, as receitas do C6 com intermediação financeira somaram R$ 3,756 bilhões, uma expansão de 224% em relação a 2021.

A maior parte das receitas vem da tesouraria: as operações com instrumentos financeiros geraram R$ 2,201 bilhões no ano passado, contra R$ 663,012 milhões em 2021.

As operações de crédito, por sua vez, trouxeram R$ 1,446 bilhão em receita, ante R$ 443,500 milhões um ano antes.

Por outro lado, as provisões do C6 contra a inadimplência somaram R$ 1,629 bilhão em 2022, cerca de quatro vezes mais que o volume registrado no ano anterior. O banco não informa os índices de inadimplência de sua carteira de crédito.

O saldo de operações de crédito do C6 chegou a R$ 14 bilhões no ano passado, contra R$ 6 bilhões no final de 2021. Os ativos totais foram a R$ 38,991 bilhões, crescimento de 94% na comparação com o ano anterior.

O patrimônio líquido foi a R$ 2,628 bilhões, alta de 105% na mesma base de comparação, ainda de acordo com o balanço.

 

BTG e C6 Bank lideram ranking de reclamações de maiores bancos

O BTG Pactual/Banco Pan (BPAC11 e BPAN4), o banco Inter (INBR32) e o C6 Bank são os três bancos com mais reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do País. O levantamento feito pelo Banco Central, com dados do quarto trimestre de 2022, foi divulgado na última quinta-feira (19). 

O conglomerado BTG/Pan teve um índice de reclamações de 76,13 (1.613 registros procedentes em um universo de 21,2 milhões de clientes). Em segundo lugar ficou o Inter, com índice de 36,90 (857 reclamações e 23,2 milhões de clientes), e em terceiro o C6, 33,13 (759 reclamações e 22,9 milhões).  Quanto maior o indicador, pior a classificação da instituição.

Entre os ‘bancões’, o Bradesco (BBDC4) ficou com a quinta colocação, o Santander (SANB11) com a sexta posição e o Itaú (ITUB4) no oitavo lugar. Banco do Brasil (BBAS3) ficou na 13ª posição. 

O índice do BC, calculado a cada três meses, já havia apontado o conglomerado do BTG e o banco digital C6 Bank como as instituições com maiores reclamações no terceiro trimestre de 2022. No ranking, o Inter estava na quarta posição, enquanto o C6 era o segundo colocado. O BTG permaneceu liderando o levantamento.

Veja, abaixo, o ranking completo:

BTG Pactual/Banco Pan

Inter 

C6 Bank

PagBank/PagSeguro

Bradesco

Santander

Mercado Crédito (Mercado Pago)

Itaú

Original

Votorantim (Banco BV)    

Caixa Econômica Federal

Neon

Banco do Brasil

Nubank

AME Digital (Americanas)