A Barbie, boneca que marcou gerações, agora está entrando no mundo da arte, e não é qualquer tipo de arte. A mattel está fazendo uma parceria de arte digital com a grife francesa Balmain, que já faz está nesse jogo desde 2018.
O projeto é um marco histórico para o mundo da moda, tecnologia e até para o universo dos brinquedos. Com uma coleção que junta uma linha de acessórios e uma edição especiais de NFTs, a grife está apostando suas fichas no futuro dos tokens como um grande método de engajamento do cliente com as marcas de moda de alta costura.
O CMO da Balmain, Txampi Diz, acredita ”que isso mudará completamente a indústria da moda e terá o mesmo impacto de quando as mídias sociais começaram ou quando a internet foi lançada pela primeira vez,”
Já segundo Richard Dickson, presidente e COO da Mattel, esse é um marco histórico e a primeira apresentação NFT que a Barbie já fez.
Essa não é a primeira vez que vemos a Mattel em grandes parcerias com a moda digital, já que anteriormente a companhia fez uma colaboração coma Gucci para lançamento de uma NFT da marca Hot Weels, outro brinquedo que a Mattel possui. A diferença é que agora, segundo Dickson, a relação da barbie como uma fashionista com a moda de luxo vão alavançar os planos da empresa no cenário dos tokens.
“É incrivelmente significativo e poderoso à medida que implementamos efetivamente nossa estratégia de NFT na Mattel. Faz parte do nosso negócio e da missão em permanecermos relevantes’’, argumentou o executivo.
Apesar de seu recente lançamento, a parceria entre as duas marcas já exista há dois anos. Em 2018, a Balmain lançou sua primeira campanha publicitária usando um trio de avatares. De acordo com o CM da grife, a ideia era achar uma maneira de ir mais longe e descobrir como dar vida aos modelos em computação gráfica. Então, logo depois desse lançamento, ele decidiu se encontrar com a equipe de design da Barbie.
“Desde o início sabíamos que seria uma colaboração digital, mas o conceito de NFT ainda não fazia parte do contexto global’’, completou.
Como vai funcionar?
São três NFTs ‘’Balmain x Barbie’’ exclusivas que já estão em leilão via mintNFT, novo mercado para tokens não fungíveis que se concentram em colaborações criativas. O CEO da mintNFT, James Sun, informou que esse tipo de parcerias NFT acabam alterando o significado da propriedade da marca para os clientes. Ainda elogiando a parceria, Sun disse que é tão bonito é que eles não estão apenas comprando um NFT, eles estão dizendo que querem fazer parte dessa blockchain.
Coleção do orgulho
Apesar de ser a ‘’protagonista’’, a forma tradicional da Barbie não vai ser a única estrela do show da Balmain. A proposta é abordar a inlusão e sua diversidade, com um time de avatares multiculturais que vão modelar usando os conjuntos da Balmain.
Foto Norbert Schoerner /Balmain/Mattel/Divulgação
‘’Barbie e Balmain estão embarcando em uma aventura distintamente multicultural, inclusiva e sempre cheia de alegria”, disse Oliver Rousteing, diretor criativo da grife. Em solo brasileiro, a Mattel já havia lançado uma série especial com foco em diversidade e mulheres de destaque no ano de 2021.
Quem também está fazendo uma participação especial nesse universo virtual é o Ken, tradicionalmente conhecido por namorar a Barbie. “Esta coleção rejeita quaisquer limitações de gênero – é quase 100% unissex.” completou o diretor.
Ele também lembra que observa que a parceria Balmain Barbie, em sua essência, também pretende ser uma arte alegre e divertida.
As peças físicas estarão disponiveis para compra nas lojas da Balmain e Mattel em todo o mundo | Rob Rusling /Balmain/Mattel/Divulgação
O leilão
O leilão encerrou seus lances para a Barbie NFT 1 a 3 no dia 14 de janeiro. Os ganhadores desses NFTs vão levar pra casa uma mini roupa Balmain correspondente, feita sob medida exclusivamente para Barbie.
Já as roupas físicas da parceria vão ficar disponíveis em todo o mundo nos sites da Balmain e Mattel Creations, as peças também serão vendidas em algumas varejistas selecionadas. A coleção possui mais de 50 peças e vai incorporar looks exclusivos de ambas as marcas.