Shein: Temu acusa varejista de "tática ilegal de exclusão" nos EUA

O movimento marca a mais recente disputa no mercado mundial de moda rápida, cada vez mais competitivo, com as empresas chinesas lutando pelo domínio

A gigante varejista chinesa, Temu, acusou a rival Shein de praticar “tática ilegal de exclusão”, desde quea empresa chegou aos EUA, no ano passado. A companhia, entrou com uma ação na sexta-feira (14) acusando a Shein de violar as leis antitruste dos Estados Unidos. 

Em comunicado enviado a Reuters, na quarta-feira (20), a empresa disse que teve que tomar medidas legais para defender seus próprios direitos e os de seus comerciantes devido aos “ataques crescentes” da Shein.

O movimento marca a mais recente disputa no mercado mundial de moda rápida, cada vez mais competitivo, com as empresas chinesas competindo pelo domínio.

O processo da Temu na quints-feira alega que a Shein, que entrou no mercado norte-americano em 2017 e tem uma avaliação de US$ 66 bilhões, abusou de seu poder de mercado ao tentar coagir os fabricantes a evitar a Temu.

A queixa diz que a Shein “obriga os fabricantes a assinarem juramentos de fidelidade, certificando que não farão negócios com a Temu”.

Um porta-voz da Shein repetiu nesta quarta-feira sua declaração inicial sobre o processo judicial. “Acreditamos que esse processo não tem mérito e nos defenderemos vigorosamente”, disse o porta-voz.

Chegada da Temu no Brasil pode impactar ações do varejo?

De acordo com relatório da equipe de análise da XP Investimentos (XPBR31), uma das mais recentes “ameaças” estrangeiras para o setor de varejo brasileiro é a empresa Temu, um marketplace de propriedade da Pinduoduo (PDD Holdings). A Temu conecta diretamente clientes a fabricantes chineses e está presente em 18 países, principalmente na Europa, América do Norte e Oceania. As informações são do Money Lab.

Apesar de ser uma empresa relativamente nova, fundada em 2022, a Temu já possui um volume de vendas brutas anualizado superior a US$ 2,3 bilhões. Há indicações de que a empresa deva ser lançada no Brasil até o final deste ano.

O que pode ser o maior pesadelo da Shein, a Temu possui um sortimento de categorias muito mais amplo, com mais de 30 grandes categorias de produtos, como pets, vestuário, brinquedos, casa e eletrônicos, e, portanto, é mais comparável à proposta de valor do Shopee.