TIM (TIMS3) quer explorar mercado de energia solar

A TIM irá utilizar sua equipe comercial espalhada pelo País para impulsionar as vendas do novo projeto

A TIM (TIMS3) planeja entrar no mercado de energia solar. A operadora irá utilizar sua equipe comercial espalhada pelo País para impulsionar as vendas do novo projeto.

“Não queremos entrar nesse mercado por conta própria. Estamos buscando um parceiro que consiga investir e disponibilizar essa capacidade em todo o Brasil e vamos atuar como canal de vendas, força comercial”, afirmou Renato Ciuchini, vice-presidente da TIM Brasil, em entrevista à “CNN Brasil”.

De acordo com o executivo, a ideia da TIM é levar a operação de energia solar “de uma maneira bastante ampla para o país”. Para Ciuchini, a capacidade de geração distribuída pelo Brasil e o canal de vendas para chegar no cliente final são os dois principais desafios do mercado de energia solar.

“Aonde uma empresa de telecomunicações consegue ajudar essa inovação? Com o canal de vendas. Temos uma base de clientes muito grande, 60 milhões, e estimamos que 10% dessa base seriam potenciais clientes de uma solução de energia solar de geração distribuída, o que é um mercado muito grande”, disse o executivo da TIM. 

Oi (OIBR3) pode ter dado prejuízo para Tim e Claro

Os antigos clientes móveis da Oi (OIBR3) podem ter causado um prejuízo milionário para a base de pré-pagos da Claro e da TIM (TIMS3), de acordo com relatório divulgado pela XP Investimentos (XPBR31) em 5 de janeiro de 2023.

Após a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgar a base de dados de novembro de 2022, a instituição financeira identificou reduções significativas nas linhas pré-pagas.

Segundo o documento, a TIM reduziu o número de clientes líquidos desta modalidade em 3,9 milhões. Já a Claro perdeu 1,3 milhão de clientes. De acordo com os analistas Bernardo Guttmann e Marco Nardini, essas desconexões são “provavelmente explicadas pela limpeza de base de clientes Oi Móvel“.

TIM (TIMS3) registra queda de 54,9% no lucro do 3T22

A TIM (TIMS3) registrou um lucro de R$ 448 milhões no terceiro trimestre de 2022, queda de 54,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de R$ 2,6 bilhões, alta de 23,1% em comparação com o mesmo trimestre de 2021. Já a margem Ebitda recuou 0,5 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado, a 47,4%.

A receita da TIM entre julho e setembro foi de R$ 5,61 bilhões, alta de 24,4% na comparação com mesma etapa do ano passado. De acordo com a operadora, o resultado é explicado pelos resultados positivos dos segmentos pré e pós-pago e com a radiação de três meses de receitas decorrentes da aquisição dos ativos móveis da Oi (OIBR3).