Agenda: dados de inflação no Brasil e EUA marcam semana

Agenda também traz mais resultados do 1T23 das empresas

A segunda semana do mês de maio vai ser marcada por dados de inflação no Brasil e nos EUA, que serão destaques na agenda. Os números sucedem as recentes decisões sobre juros pelos Bancos Centrais e tendem a indicar os próximos passos das autoridades monetárias.

No cenário doméstico, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) de abril será divulgado na sexta-feira (12). O consenso Refinitv aponta para uma variação mensal positiva de 0,55% e de 4,10% em 12 meses.

Antes disso, na terça (9), o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) vai tornar pública a ata de sua última reunião. Na semana passada, o BC manteve a taxa Selic em 13,75% ao ano, em decisão unânime. O comunicado do Copom manteve o tom cauteloso sobre a inflação, mas com menor chances de uma nova alta nos juros.

Dados de inflação também são destaques no exterior

Além do IPCA no Brasil, a semana também trará indicadores de inflação nos EUA e China. O CPI norte-americano será divulgado na quarta (10). Na média das projeções do mercado, o núcleo da inflação deve apresentar uma elevação mensal de 0,4% e acumular 5,6% em doze meses.

No mesmo dia, à noite, saem os dados de inflação ao consumidor e ao produtor na China.

Semana também será marcada por balanços

A agenda de resultados das empresas no primeiro trimestre de 2023 traz nomes de peso esta semana. Já nesta segunda-feira (8), antes da abertura do mercado, o Itaú (ITUB4) divulgará seus números. 

O consenso Refinitiv prevê um aumento no lucro líquido da instituição financeira, de R$ 7,67 bilhões, no quarto trimestre de 2022, para R$ 8,420 bilhões nos três primeiros meses deste ano.

Na quinta-feira, após o fechamento do pregão, é a vez da Petrobras (PETR3;PETR4) reportar seus resultados. De acordo com analistas, os dados de produção divulgados na semana passada apontam para um trimestre positivo. 

No entanto, a companhia deve ser impactada pelos preços mais baixos do petróleo e derivados no período.

Também na quinta, o mercado vai conhecer os resultados de Magazine Luiza (MGLU3) no primeiro trimestre de 2023. A semana ainda vai trazer os balanços de JBS (JBSS3), B3 (B3SA3) e das operadoras de telefonia TIM (TIMS3) e Vivo (VIVT3).