Games: mercado deve movimentar quase R$ 800 bi em 2022

A Drake Star Partners levou em consideração as transações de negócios de fusões, aquisições, financiamentos e IPOs

Depois da Microsoft promover a maior transação da história dos videogames, pagando US$ 68,9 bilhões (R$ 378 bilhões) pela Activision Blizzard, o setor de jogos deve continuar crescendo e deve movimentar mais de US$ 150 bilhões (R$ 795 bilhões) em 2022, estabelecendo um novo recorde, de acordo com o banco de investimentos Drake Star Partners. Os analistas da companhia levaram em consideração as transações envolvendo fusões, aquisições, financiamentos e IPOs.

Apenas a aquisição da Activision pela Microsoft já chegou perto do recorde de transações anuais, quando o setor de videogames movimentou US$ 85 bilhões (R$ 450 bilhões) em 2020. No ano,foram mais de 1.159 negócios anunciados ou fechados. Os números de 2021 foram quase três vezes maiores do que o ano anterior.

Algumas empresas que não realizaram grandes jogadas até agora – incluindo Amazon e Netflix, devem fazer novas apostas, disse o analista da Drake Star, Michael Metzger. Na Ásia, Tencent , Byte Dance, Netease Krafton e Sony estão no radar.

“Estamos no meio de um grande número de negócios e o mercado continua muito aquecido”, disse Metzger.

O valor, o volume e o financiamento de investimentos privados no ou acima do nível de unicórnio, startups avaliadas em US$ 1 bilhão, devem quebrar recordes, com investimentos de empresas como Tencent e Netease.

Em IPOs, EPIC Games e Discord são os nomes a serem observados, segundo a empresa, cujos clientes incluem Codemasters e Echtra Games.

Metaverso

Estima-se que o Metaverso possa movimentar R$ 4,5 trilhões em 2024, sendo o principal fator os investimentos em games, de acordo com a Bloomberg Intelligence.

A Blizzard, subsidiária da Activision, já possui um Metaverso bastante forte e consolidado, por meio do “World of Warcraft”. O game foi lançado em 2004, porém ainda é dominante no gênero MMORPG, tendo mais de 29 milhões de usuários mensais. 

A Microsoft já realizou o lançamento de seu próprio Metaverso, o “Mesh”. A plataforma, inicialmente, vai adotar novos recursos para aplicações como o Teams, que vai passar a permitir reuniões virtuais com avatares em 3D, criando um universo de bonecos digitais interativos.  A aquisição da Activision deve ampliar o mundo digital da Big Tech, trazendo inovações no mundo dos games.

Outro jogo sensação para o Metaverso é o “Roblox”, que possui cerca de 199 milhões de jogadores ativos. Marcas de Grife, como a Gucci, já se aproveitaram da plataforma para realizar vendas de NFTs de seus produtos.