Economia americana

PMI industrial dos EUA se mantém no campo positivo, mas recua 

Sinais de melhoria das condições econômicas e da demanda alimentaram a produção industrial dos EUA em março

PMI Industrial / Divulgação
PMI Industrial / Divulgação

O índice de gerentes de compras (PMI) da indústria nos EUA registrou uma leve queda, passando de 52,2 em fevereiro para 51,9 em março, de acordo com a pesquisa divulgada pela S&P Global nesta segunda-feira (1º).

Apesar da diminuição, este é o terceiro mês consecutivo em que o indicador permanece acima de 50,0, o que indica expansão da atividade, embora em um ritmo ligeiramente mais lento.

De acordo com a S&P, os indícios de melhorias nas condições econômicas e na demanda impulsionaram a produção industrial nos EUA em março. Houve também uma aceleração na taxa de criação de empregos, porém o crescimento de novas encomendas desacelerou.

Redução de estoque das empresas

A pesquisa também revelou que as empresas, em sua maioria, demonstraram uma preferência por diminuir os estoques, como parte de seus esforços para otimizar o fluxo de caixa. Quanto à inflação, observou-se um aumento mais significativo tanto nos custos dos insumos de produção quanto nos preços dos produtos finais.

De acordo com Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global Market Intelligence, um desenvolvimento significativo recente foi a expansão da recuperação dos serviços para o setor de manufatura, impulsionada pelo aumento da demanda por bens, resultando no crescimento mais acelerado na produção industrial desde maio de 2022.

“A recuperação está, no entanto, sendo acompanhada por algum fortalecimento do poder de fixar preços. Os preços médios de venda cobrados pelos produtores aumentaram ao ritmo mais rápido dos últimos 11 meses em março, à medida que as fábricas repassaram os custos mais elevados aos clientes, com a taxa de inflação muito acima da média registada antes da pandemia”, alertou.

De acordo com o economista, o aspecto mais notável foi um aumento particularmente acentuado nos preços dos bens de consumo, atingindo um ritmo não observado nos últimos 16 meses. Isso destaca um possível desafio no caminho em direção à redução da inflação para a meta de 2% estabelecida pelo Fed.

China: PMI industrial sobe para 50,8 e supera expectativas

De acordo com dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS) no fim de semana, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial da China avançou de 49,1 em fevereiro para 50,8 em março.

O resultado reportado na China surpreendeu as expectativas dos analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam um avanço do PMI industrial para 50.

Além disso, uma leitura acima de 50 indica a primeira expansão na manufatura chinesa após cinco meses de contração.

Segundo a pesquisa do NBS, o Índice de Gerentes de Compras (PMI) dos serviços chineses oficiais aumentou de 51 em fevereiro para 52,4 em março.