Educação financeira

Entenda como funciona o Aluguel de Ações

Comum no mercado financeiro, a operação pode ser benéfica para investidores de longo e curto prazo

A aquisição temporária de ativos traz vantagens tanto para o detentor da ações quanto para seus “inquilinos” é uma ferramenta que é mais comum do que você imagina. Veja abaixo, como funciona o aluguel de ações na bolsa de valores e como esse método de investimento pode aumentar a lucratividade da sua carteira. 

O que é o Aluguel de Ações?

O Aluguel de Ações é uma operação no mercado de investimento em que o investidor empresta suas ações a outro investidor.

Essa operação é muito comum quando o detentor dos papéis, chamado de doador, possui estratégias de investimento a longo prazo e não deseja se desfazer dos seus ativos. Para obter uma renda extra, ele disponibiliza as ações no mercado para aluguel, por uma garantia e uma taxa prefixada.

Como funciona o Aluguel de Ações?

Todas as operações do Aluguel de Ações possuem garantias disponibilizadas pelo comprador e uma taxa prefixada de rendimento para o doador.

A grande vantagem para os tomadores é usar os papéis em operações de curto prazo como a venda a descoberto. Acreditando na desvalorização dos papéis, o tomador faz a venda dos ativos que alugou. Posteriormente, ele refaz a compra das ações a um preço menor e as devolve ao doador. Assim, obtém lucro na operação.

Atualmente, é possível fazer essa operação com os seguintes ativos: ações, BDRs, Units e ETFs.

No Aluguel de Ações, apesar da possibilidade do tomador vender as ações, o doador continua com todos os direitos dos ativos. Ou seja, continua recebendo as bonificações, dividendos e Juros sobre Capital Próprio.

Para que o tomador possa alugar as ações, ele precisa oferecer garantias financeiras exigidas pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, que atua como contraparte. Essa garantia é composta por outras ações ou títulos de Renda Fixa, como LCIs , LCAs e Tesouro Direto.

Quais são as vantagens do aluguel de ações?
Ambos os lados têm vantagens no aluguel de ações, tanto o doador como o tomador. É possível destacar os pontos positivos assim:

Doador
– Recebimento de remuneração no valor acordado com o tomador;
– Autonomia para estabelecer qual será o prazo de vencimento da locação;
– Rentabilidade com a carteira de ações;
– Reembolso ajustado dos juros e dividendos das ações alugadas durante o período do empréstimo;
– Sem custos;
– Operação segura garantida pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia.

Tomador
– Oportunidade de realizar vendas a descoberto;
– Chance de ganhar com a oscilação do mercado nas operações de curto prazo.

O fator mais interessante para o tomador é alavancar sua rentabilidade negociando papéis que de fato não são seus, um investimento muito maior poderá ser feito, juntando os ativos do tomador juntamente com os alugados.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile