Educação financeira

Hedge: um seguro para seu patrimônio

Conheça a mais importantes tática para proteger seu capital

Esta estratégia é um interessante caminho para os que investem de rendas variáveis por apresentar o benefício de proteção de patrimônio, é conhecida por ser uma das mais importantes tática de proteção e, por isso, é fundamental aprender um pouco mais sobre o hedge.

O investidor deve estar familiarizado com o fato de que todo ativo possui algum tipo de risco e que não é possível prever com exatidão o comportamento do mercado. Neste sentido é importante tomar medidas para se proteger de possíveis prejuízos. O hedge funciona como uma espécie de “seguro” para o preço que ajuda a limitar os riscos, especialmente da renda variável, oferecendo um pouco mais de previsibilidade para o investidor.

Hedge, em sua tradução do inglês para o portugues, significa “cobertura, cerca ou limite”, limitando o preço dos ativos e agindo como uma ferramenta de proteção contra grandes oscilações nos valores. Com essa estratégia, o investidor que se porta como hedger, possui sua principal intenção não é obter lucro, e sim evitar perdas.

Há uma diversidade nas opções de fazer uma operação de hedge. Historicamente, estas operações são utilizadas, principalmente, por produtores agrícolas. Assim, eles podem se proteger da forte oscilação do preço dos commodities no mercado. No entanto, essa não é a única aplicação da estratégia. 

Uma das estratégias clássicas é a compra de ativos no mercado futuro, no qual as empresas podem comprar contratos futuros de dólar, com o preço da moeda predeterminado para uma data futura. Dessa maneira, o valor da mercadoria, ação, título ou taxa cambial é fixo e ambas as partes na negociação concordam com um preço, que deve ser cumprido no prazo estipulado. Assim, mesmo que a cotação mude, havendo uma queda ou valorização, elas já adquiriram o direito de negociar dólares por um valor determinado.

Em território nacional, esta prática é regulamentada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e autorizada para proteção dos negócios, com exceção de operações feitas apenas por razões especulativas. Ou seja, em um cenário em que há intenção de ganho de capital, uma vez que o hedge não possui a finalidade de obter lucros e busca, somente, proteger o valor do ativo de qualquer oscilação.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile