Educação financeira

O que é ROI? Aprenda como calcular o indicador

A sigla é um indicador da rentabilidade de ações tomadas pela empresa e pode ser importante para a tomada de decisão de uma companhia

Você sabe o que é ROI? É a sigla para retorno sobre investimento, uma métrica usada para analisar o retorno financeiro de qualquer tipo de investimento. Resumindo, o quanto um investidor ganhou ou perdeu em relação ao valor aplicado. Além disso, traz uma análise sobre o que aconteceu e uma perspectiva sobre o que pode acontecer com o capital.

Entre os indicadores econômicos do mundo financeiro, talvez o retorno de investimento seja um dos mais importantes pela sua capacidade de visualizar o cenário da aplicação de forma completa e poder ser aplicado em inúmeros tipos de investimento.

Para te ajudar a entender o que é ROI, preparamos esse material com explicações detalhadas sobre como calcular o retorno de investimento, sua importância no mundo dos negócios e exemplos práticos. Acompanhe o post e conheça o ROI.

O que é ROI? 

O ROI é um indicador de desempenho usado para avaliar o rendimento de qualquer forma de investimento financeiro. 

Seja um projeto de pesquisa tecnológica, a compra de um equipamento, uma campanha de marketing, a aquisição de títulos de renda fixa para uma carteira de investimentos, treinamentos de capacitação, mídia paga, dentre outros.

Ao lado de indicadores como fluxo de caixa, taxa interna de retorno (TIR), valor presente líquido (VPL), o ROI é um dos mais usados para avaliar e validar uma aplicação, pois permite conhecer o retorno sobre tais iniciativas em diversas etapas do processo. 

Desta forma, é possível identificar se o investimento vale a pena e também buscar formas de otimizar ainda mais aqueles que já funcionam de maneira eficiente.

O ROI é uma excelente opção de análise para planejar metas baseadas em resultados tangíveis, garantindo mais segurança e confiança às aplicações.

Como calcular retorno de investimento

Aprender como calcular retorno de investimento (ROI) pode ajudar a sua empresa a visualizar o que está ou não funcionando no plano de negócios e facilitar o processo de correção. A sua fórmula, geralmente expressa em porcentagem, é simples e consiste em:

ROI = (ganho obtido – valor do investimento) / valor do investimento

Exemplo: Imagine que em uma aplicação de R$ 10 mil reais da sua empresa, o retorno tenha sido de R$ 100 mil reais. Aplicando a fórmula, temos:

ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000

ROI = 9

Ou seja, o retorno sobre investimento foi de 9 vezes o valor do investimento inicial. Para visualizar em porcentagem, basta multiplicá-lo por 100 – no caso, 900% de retorno.

Outro exemplo mais díficil: Imagine que você tenha comprado mil ações de uma hipoteca por R$ 10 reais. Um ano depois, você as vendeu por R$ 12,50. Os dividendos te renderam R$ 500 no ano e você precisou gastar R$ 125 em comissões de negociação. Assim, temos:

ROI = [(12,50 – 10,00) X 1.000] + 500 – 125 / (10 – 1.000)

ROI = 0,2875

O retorno sobre investimento foi de 0,2875 vezes o investimento inicial, que pode ser entendido também como um retorno de 28,75%.

Essa análise de desempenho do investimento pelo ROI permite que a empresa defina metas mais realistas ou realize correções emergenciais com mais firmeza e confiança. 

Além disso, o parâmetro pode ser usado para comparar o retorno sobre cada investimento individualmente e criar um planejamento estratégico de crescimento baseado naquilo que gera mais resultado, considerando o retorno e o tempo gasto para atingir tal objetivo.

Em outras palavras, entender o que é ROI torna possível descartar projetos financeiros que não dão retorno e apostar nas iniciativas que de fato fazem a diferença nos lucros empresariais.

O que é um ROI bom?

A resposta é relativa, e a decisão de seguir em frente ou não com um projeto costuma depender de outros fatores, algumas vezes menos calculáveis.

Uma ação pode ter um ROI altíssimo, mas causar algum dano à reputação da marca, por exemplo, enquanto um projeto de custo alto e pouca receita pode gerar resultados positivos pouco tangíveis.

Ao calcular o ROI, também é preciso estar atento a suas limitações, como o fato de que ele não considera o período, um ROI de 10% pode ser considerado péssimo para um mês, mas ótimo para um dia. Outros fatores que podem mudar essa percepção são o tamanho do investimento, a inflação, a sazonalidade, o tipo de negócio…

Em suma: o ROI não soluciona todos os problemas. Mas ele ajuda a direcionar decisões estratégicas do negócio para que a empresa tenha uma boa saúde financeira.