O mercado de opções são investimentos que garantem ao investidor o direito de comprar ou vender um ativo por um valor pré-determinado em uma data específica no futuro, por um período determinado.
As opções de ações, negociadas na B3 são as mais comuns no Brasil. Mas também existem outros tipos de opções, como moedas e contratos futuros.
Existem dois tipos de opções: as de compra e as de venda. A opções de compra, o lançador, quem vai vender o ativo, recebe o prêmio. Quando ele vai vender essa opção de compra, está se comprometendo a vender o ativo por um preço pré-determinado em uma data futura.
Já as opções de venda funcionam diferente. Nelas o lançador recebe o prêmio se comprometendo a comprar o ativo por um preço pré-combinado em uma data futura, se ele ainda for o titular da opção de venda.
A maioria das opções de ações é negociada na Bolsa de Valores, que é quem determina as datas de vencimento desse tipo de investimento. Além disso, é a própria B3 que determina todas as garantias de cobertura e margem que são negociadas em opções, conforme a XP Investimentos.
Quando chega a data de exercício, ou seja, o vencimento da opção o titular pode ou não exercer o direito de comprar ou vender o ativo-objeto. É o último dia em que ele poderá fazer isso. A partir dessa data, a opção “perde a validade” e não pode mais ser negociada.