Central Banking

BC do Brasil ganha título de 'Banco Central do Ano'

É a quarta vez que o Banco Central do Brasil recebe a premiação do Central Banking

Banco Central / Agência Brasil
Banco Central / Agência Brasil

O BC (Banco Central) do Brasil venceu na categoria “Banco Central do Ano” do Central Bankings Awards 2024, da Revistra Central Banking.

É a quarta vez que o BC do Brasil recebe a premiação do Central Banking. Em 2023, o BC venceu a categoria “Melhor Gestor de Reservas”, enquanto, em 2020, venceu duas categorias: gerenciamento de riscos e melhor site de banco central.

Em 2019, o Banco Central do Brasil ganhou o prêmio de Best Sandbox Initiative, com apoio ao desenvolvimento de protótipos de sandbox atendendo a regulamentos completos já de partida.

Pix, criado pelo BC (Banco Central), é referência global

O Pix, método de pagamentos instantâneo criado pelo BC (Banco Central) em 2020, tem se popularizado cada vez mais. No início de 2024, a autoridade monetária revelou que, de janeiro a novembro de 2023, a modalidade registrou 141 milhões de usuários.

Com isso, em todo o ano passado, o volume de capital transacionado aumentou 57%, frente a 2022, chegando a R$ 17,1 trilhões, que fez o pix superar cartões de crédito e débito, chamando à atenção de outros países.

Autoridades da América latina, Europa e África tem tentado entender a popularidade do Pix.

“Muitas jurisdições nos procuraram para explicar a infraestrutura, seu design e seu sucesso”, disse uma das analistas por trás do Pix, Mayara Yano, ao “Valor Econômico”.