PayPal lança criptomoeda indexada ao dólar; conheça a PYUSD

O criptoativo estará gradualmente disponível para os clientes nos EUA

A PayPal anunciou, nesta segunda-feira (7), o lançamento da sua própria criptomoeda indexada ao dólar. Chamada PayPal USD (PYUSD), a stablecoin (criptomoeda estável) é emitida pela Paxos e lastreada em depósitos em dólares, títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo e instrumentos equivalentes.

O criptoativo estará gradualmente disponível para os clientes do PayPal nos EUA. Não há informações sobre o lançamento em outros mercados, como o Brasil.

De acordo com o CEO Dan Schulman, a criação da cripto busca consolidar o domínio do PayPal no mercado de pagamentos digitais por meio de uma tecnologia que permite transferências instantâneas e de baixo custo sem um intermediário central.

“A visão ao longo do tempo é que isso se torne parte da infraestrutura geral de pagamentos”, disse Schulman, que se prepara para deixar o cargo nos próximos meses, em entrevista à Bloomberg.

A PayPal vive um momento delicado na bolsa, com ações caindo mais de 35% nos últimos 12 meses, o sexto pior desempenho no índice Nasdaq 100, ainda refletindo o recuo após o pico do setor de pagamentos online durante a pandemia.

PayPal e seu histórico com criptomoedas

A relação entre a PayPal e as criptomoedas não é nova. Em 2020, a empresa de pagamentos lançou um serviço de compra, custódia e venda de Bitcoin (BTC) nos EUA, que atualmente se encontra disponível em outros países. 

Além disso, no ano passado, a empresa introduziu o serviço “Checkout with Crypto”, para aceitar pagamentos em Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) nos EUA, sem cobrança de taxas adicionais. 

Apesar da dizimação das stablecoins na última semana, a PayPal também está considerando lançar sua própria stablecoin chamada PayPal Coin. Uma stablecoin é caracterizada por ser mais estável que outros criptoativos, pois está atrelada a uma moeda fiduciária, como o dólar. 

Jose Fernandez da Ponta, vice-presidente sênior de criptomoedas e moedas digitais da companhia, afirmou que, caso o PayPal pense em avançar com a stablecoin, ela deverá trabalhar em estreita colaboração com os órgãos reguladores.