Via (VIIA3), dona da Casas Bahia, capta R$ 1,1 bi com debêntures

A emissão contou com a adesão de investidores profissionais, que subscreveram 1.119.000 debêntures, com o valor nominal unitário de R$ 1 mil

A Via (VIIA3), detentora da Casas Bahia, emitiu fato relevante na noite de sexta-feira (16) comunicando ao mercado a captação de R$ 1,119 bilhão com emissão de debêntures da companhia. 

A empresa informou que a emissão contou com a adesão de investidores profissionais, que subscreveram 1.119.000 debêntures, com vencimento em 15 de junho de 2025, cada uma com o valor nominal unitário de R$ 1 mil.

Sobre as debêntures será aplicada a “Sobretaxa” de 4,10% ao ano, base 252 dias úteis, acrescida da variação acumulada de 100% das taxas médias diárias do DI – Depósitos Interfinanceiros de um dia.

“Os recursos obtidos pela companhia por meio da integralização das debêntures serão destinados para o pagamento de determinadas Cédulas de Crédito Bancários – CCBs, com vencimento de parcelas no segundo e terceiro trimestres de 2023, bem como o resgate antecipado integral das notas comerciais da 1ª emissão de notas comerciais escriturais da Emissora, com vencimento no segundo trimestre de 2023”, informou a Via.

Via tem prejuízo de R$ 297 milhões no 1T23

 A Via, divulgou no início de maio seu balanço do primeiro trimestre de 2023. A dona das marcas Casas Bahia e Ponto reportou prejuízo líquido de R$ 297 milhões entre janeiro e março, revertendo o lucro de R$ 18 milhões reportado no mesmo período do ano passado.

Já a receita líquida totalizou R$ 7,3 bilhões nos primeiros três meses deste ano, ante R$ 7,39 bilhões reportados no mesmo trimestre de 2022.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da Via, por sua vez, somou R$ 675 milhões entre janeiro e março.

No primeiro trimestre de 2023, o volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) cresceu 10,3% nas lojas físicas, chegando a R$ 5,5 bilhões. No entanto, o segmento online recuou 12% no mesmo período, para R$ 3,3 bilhões.

No online, a Via reportou no seu negócio próprio (1P) uma redução de 15% do GMV, que ficou em R$ 3,4 bilhões. Já no marketplace (3P), com presença de parceiros, houve crescimento de 25,6%, com o GMV chegando a R$ 1,5 bilhão.

As despesas com vendas, gerais e administrativas somaram R$ 1,75 bilhão no primeiro trimestre deste ano, alta de 5,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Via, o resultado é explicado pelo aumento dos gastos com provisão para devedores duvidosos (PDD) no crediário.