Anitta se torna sócia da Fazenda Futuro para popularizar carne de plantas

A foodtech brasileira, avaliada em R$ 2,2 bilhões, anunciou a parceria nesta quinta-feira (26)

A cantora Anitta se tornou a mais nova sócia da Fazenda Futuro. A foodtech brasileira, avaliada em R$ 2,2 bilhões, anunciou a parceria nesta quinta-feira (26). De acordo com a empresa, um dos objetivos é democratizar e expandir a categoria no Brasil. 

Anitta ainda contou que conheceu a startup durante um aniversário, quando resolveu pedir que providenciassem hambúrgueres à base de plantas. “Fiquei louca com os da Fazenda Futuro e comecei a me interessar mais pelo setor e pela empresa também. Adorei a equipe e fechamos negócio”, revelou Anitta, segundo à Bloomberg Línea. 

Quanto a parceria, a empresária afirmou que irá participar sempre que necessário na gestão dos negócios. “Sou sócia e tenho experiência em gestão. Estou na Fazenda Futuro para somar e ajudar na democratização e crescimento da categoria no Brasil”, disse Anitta. 

Já a empresa não revelou os detalhes da entrada da cantora na sociedade. Porém, o fundador da Fazenda Futuro, Marcos Leta, afirmou que Anitta participará de projetos de divulgação da marca. 

“Anitta vai nos ajudar a tornar essa categoria mais conhecida no Brasil de uma forma leve e divertida, mostrando como pode ser bacana substituir a carne a animal pela vegetal alguns dias na semana”, disse Leta a Exame.

E eu que fui convidada pra Fazenda e aceitei?
— Anitta (@Anitta) May 25, 2022

Nesta quarta (25), ainda antes do anúncio oficial, Anitta aproveitou para “brincar” com seus fãs. No Twitter, a cantora publicou: “E eu que fui convidada pra [sic] Fazenda e aceitei?”. O post logo bombou nas redes, já que a empresária dava a entender que havia aceitado o convite do reality show da Record, chamado “A Fazenda”. 

Concorrência no mercado

O público alvo prioritário da Fazenda Futuro são as pessoas que consomem carne, mas desejam reduzir esse consumo no dia-a-dia. Entretanto, a empresa terá um caminho longo a percorrer para conseguir construir esse novo mercado. 

“A construção de uma categoria demora um tempo. Conforme ela cresce, conseguiremos ter mais escala e vender com preços mais competitivos”, explicou Leta. 

Fundada em 2019, a Fazenda Futuro é a principal marca de carnes vegetais do Brasil. Além de buscar ampliar sua base de clientes por aqui, a marca também tem como meta aumentar sua presença internacional. Com Anitta entre os principais artistas do mundo, a parceria pode render também internacionalmente. 

Atualmente, a marca está presente em 30 países, tendo 75% do seu faturamento dos mercados internacionais. Seus maiores mercados hoje são Brasil e Reino Unido. Há seis meses a companhia passou a atuar também nos Estados Unidos, onde a penetração da categoria de carnes vegetais já é bem maior do que por aqui.

Recentemente, a marca passou a patrocinar o Golden State Warriors, uma das principais franquias da NBA, além de ter entrado na Amazon Fresh, o supermercado da Amazon. 

Em 2021, a empresa recebeu um aporte de R$ 300 milhões, o que estabeleceu um valor de mercado de R$ 2,2 bilhões para a companhia. O dinheiro deve ser suficiente para sustentar o crescimento até 2024. 

Anitta: cantora e empresária

Além de ter se tornado uma estrela internacional como cantora, Anitta também foca nos negócios. A Fazenda Futuro é o primeiro investimento da artista no setor de alimentos. Porém, ela também é conselheira do Nubank (NUBR33), head de criatividade e inovação da Skol Beats, marca da Ambev (ABEV3) e, mais recentemente, se tornou professora em um curso de empreendedorismo da Universidade Estácio, do grupo Yduqs (YDUQ3). 

Assim como Anitta, outras celebridades também estão apostando neste setor na América Latina. O heptacampeão de Fórmula 1, Lewis Hamilton, investiu na rodada que tornou a foodtech chilena NotCo um unicórnio. Ao seu lado, esteve Roger Federer, um dos maiores tenistas da história. Kim Kardashian também anunciou parceria com o mercado de produtos à base de plantas. Trata-se da americana Beyond Meat, onde ela atuará como consultora de sabor da marca.