Menos um IPO

China: Syngenta retira pedido de IPO da Bolsa de Xangai

A companhia vai retirar o pedido "após uma análise cuidadosa do ambiente da indústria e da própria estratégia de desenvolvimento da companhia".

Foto: Divulgação
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O gigante asiático de sementes e pesticidas, o Grupo Syngenta, retirou seu IPO (Oferta Pública Inicial) de US$ 9 bilhões da bolsa de Xangai. Esse é outro revés para os mercados acionários da China, após o Alibaba Group Holding cancelar a listagem de seu braço logístico nesta semana.

A Syngenta declarou nesta sexta-feira (29) que irá “procurar reiniciar o processo de listagem, seja na China ou em uma bolsa global diferente, quando as condições forem adequadas”. Além disso, acrescentou que “também explorará fontes alternativas de financiamento”. As informações são do “Valor”.

O anúncio é mais um golpe que o cenário das ações chinesas enfrenta, com a economia sendo afetada pela crise imobiliária. O índice de referência CSI 300 chegou ao menor patamar em cinco anos no início de fevereiro. O dado está 39% inferior ao seu pico de 2021.

A organização entrou com pedido de IPO pela primeira vez na China em 2021, mas sua listagem foi afetada por diversos fatores. O atraso mais recente foi em novembro, quando a companhia informou que adiaria a oferta até 2024.

Agora, a companhia vai retirar o pedido “após uma análise cuidadosa do ambiente da indústria e da própria estratégia de desenvolvimento da companhia”.

Nike reporta vendas estáveis e alta na América do Norte e China

Nike reportou, através de relatório divulgado na quinta-feira (21), vendas estáveis no trimestre encerrado em 29 de fevereiro. A gigante de artigos esportivos também anunciou crescimento nas vendas na América do Norte e China.

A empresa disse ainda que as vendas diretas ao consumidor permaneceram estáveis, enquanto as realizadas através do digital diminuíram no trimestre.

Com o resultado, a Nike compensa o enfraquecimento do mercado europeu e da marca Converse.

As vendas no trimestre fiscal foram de US$ 12,43 bilhões, em comparação com a estimativa dos analistas de US$ 12,28 bilhões. As margens de lucro bruto aumentaram, ajudadas por preços mais elevados e custos mais baixos de frete marítimo.