Rede D’Or e SulAmérica: Cade aprova recurso contra fusão

Recursos acatados contra fusão da Rede D’Or e SulAmérica travam processo, diz BTG

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) acolheu nove recursos apresentados por concorrentes contra a decisão da Superintendência-Geral da autarquia, que aprovou a fusão entre Rede D’Or (RDOR3) e Sul América (SULA11).

O despacho foi assinado pelo conselheiro-relator Luiz Augusto Azevedo de Almeida Hoffmann. O Cade, portanto,  acolheu os recursos de Hospital Oswaldo Cruz, Supermed, Benevix, Hcor, HSL, AC Camargo, Hospital Albert Einstein, Beneficência Portuguesa e Mater Dei contra a operação.

Entre as alegações das concorrentes estão uma possível concentração elevada no setor de saúde em algumas cidades, além do aumento das barreiras à entrada nos mercados afetados pela operação, conflitos de interesses e troca de informações concorrencialmente sensíveis.

Antes de seguir o processo, a Rede D’Or tem dez dias para se pronunciar sobre os recursos.

Recursos acatados contra fusão da Rede D’Or e SulAmérica travam processo, diz BTG

O BTG Pactual (BPAC11) comentou, em relatório, que a decisão do Cade é negativa do ponto de vista temporal, já que pode travar processos. 

Segundo analistas do banco, com a admissão dos recursos, o processo provavelmente irá para o tribunal do Cade e deve demorar mais tempo até chegar a uma conclusão. 

Mesmo assim, o BTG Pactual não espera que a decisão final “adicione grandes remédios, principalmente porque o negócio já foi previamente aprovado pela equipe técnica do Cade sem restrições, nem foi classificado como complexo”, disseram os analistas Samuel Alves, Yan Cesquim e Pedro Lima, que assinaram o relatório do banco.

Os analistas também lembraram que todas as empresas que entraram com recursos já participaram do processo de aprovação do Cade como partes interessadas, contestando vários aspectos da fusão. Mesmo assim, seus esforços não foram suficientes para impedir que a Superintendência-Geral aprovasse a combinação de negócios sem restrições.

Por volta das 16h (horário de Brasília) desta terça-feira (29), os papéis da Rede D’Or (RDOR3) subiam 5,37%, a R$ 30,82. Já as ações da Sul América (SULA11) avançavam 3,16%, a R$ 22,19.