Nova fábrica de chips precisa de apenas 10 operários

A Infineon inaugurou nova unidade na Áustria, fábrica custou quase R$ 10 bilhões

A maior fabricante de chips da Europa, Infineon, inaugurou nesta sexta-feira (17) uma nova unidade na Áustria, o curioso é que a fábrica necessita de apenas 10 funcionários para a produção. O valor gasto para a construção gira em torno de 1,6 bilhões de euros (R$ 9,92 bilhões na cotação atual) .

A unidade possui 60.000 metros quadrados, aproximadamente do tamanho de oito campos de futebol, e exige 10 operários, as outras fábricas próximas possuem cerca de 140 funcionários.

“Vinte anos atrás não estava em nosso horizonte mental construir uma fábrica de semicondutores na Europa. Mas o aumento da automação diminuiu a vantagem da Ásia”, afirmou o executivo da Infineon, Andreas Wittmann.

Durante a pandemia muitos fabricantes tecnológicos foram prejudicados devido à escassez de chips condutores, empresas como Ford, Stellantis, Renault e Volkswagen, por exemplo, tiveram que paralisar muitas fábricas por conta da falta do insumo.

No dia 3 de setembro a Toshiba chegou a afirmar que a escassez de chips deve durar, pelo menos, até setembro de 2022. Segundo a companhia, não será possível atender a demanda por chips reguladores de energia por mais um ano e completou que, em algumas situações, até o final de 2022