Alfredo Soares

IA é aliada na aprendizagem, diz fundador da G4 Educação

Tecnologia ajuda a monitorar atenção de estudantes, além de auxiliar na transformação do conhecimento em informação para o negócio

G4 Day, evento promovido pela G4 Educação
Rony Meisler durante o G4 Day / Foto: BPMoney

Alfredo Soares, fundador e mentor da G4 Educação, destaca a importância da tecnologia para o processo de formação dos estudantes. Segundo o empreendedor, a IA (Inteligência Artificial) é uma aliada para monitorar o nível de atenção e engajamento dos alunos.

“Conseguimos monitorar para captar quando a pessoa olha para o celular, olha para o lado, não está olhando para o mentor. Damos uma nota para o nível de atenção, para poder melhorar o conteúdo, melhorar a dinâmica, treinar melhor o professor e assim fazer a melhor experiência possível”, destacou Soares, em entrevista exclusiva ao BPMoney, durante o G4 Day nesta terça-feira (26), em São Paulo.

Ainda de acordo com Alfredo, a IA também corrobora para a ‘tradução da realidade’ para os estudantes.

“É pulverizando ela ao longo da jornada para poder entender como a gente usa para ajudar o aluno a saber qual é o melhor curso para ele, por exemplo. Ele já fazendo o curso, para melhorar a melhor experiência, entregar mais valor, como é que eu uso para traduzir o conteúdo, o conhecimento em informação paro o negócio”, explicou o fundador da G4 Educação.

Questionado sobre a integração entre o comércio eletrônico e a educação digital, devido à venda da XTech, startup que fundou em 2014, para a VTex, Alfredo destaca o digital enquanto auxiliador nesse processo.

“O comércio eletrônico vai muito além de loja virtual, acontece desde o acesso à informação, à comparação, à precificação, à influência, ao conteúdo, tem uma penetração na formação de opinião do consumidor”, explicou.

Nos últimos cinco anos, por exemplo, o Brasil saiu de 500 mil pessoas investindo na bolsa para 3, 4 milhões por causa de uma Nubank, uma XP, as pessoas entendem muito mais de dinheiro e isso impacta no varejo”, completou, Alfredo.

VTex: resultados do 4TRI23

A Vtex, empresa de tecnologia para comércio eletrônico, reportou lucro líquido de US$ 3,2 milhões no quarto trimestre de 2023, revertendo o prejuízo líquido de US$ 322 mil em igual período do ano anterior.

De acordo com Alfredo, o número é consequência dos bons frutos colhidos pelo varejo – segmento que viveu abonança durante o período de pandemia de Covid-19 e, na sequência, viveu uma crise.

“A Vtex, por ser uma empresa de comércio digital, absorveu o crescimento do varejo, o que fez a gente ajustar o nosso plano e tornar a empresa pública. Porém, depois, veio um período difícil, e também sofremos o impacto. Apontamos estratégia para outro lado e o resultado está aí, mostramos um novo ciclo”, contou Soares.

G4 Educação promove G4 Day

Promovido pelo G4 Educação, o G4 Day é um evento realizado para dois mil empresários e conta com palestrantes como Rony Meisler, Cofundador da Reserva e CEO da Ar&CO, João Pedro Resende, fundador da Hotmart, Edu Lyra, CEO e fundador da Gerando Falcões, Alexandre Baldy, Special Advisor BYD Auto Brasil, entre outros.

G4 Educação é uma instituição de educação com foco em negócios. Fundada em 2019 por Tallis Gomes, Fundador da Singu, da Easy Taxi e autor do livro “Nada Easy”, Bruno Nardon, ex Vice-Presidente da Dafiti, Co-fundador da Rappi Brasil, Alfredo Soares, Fundador da Xtech e Vice-Presidente da VTEX, além de autor dos livros “Bora Vender” e “Bora Varejo”, tendo como CEO o Luccas Riedo.

A empresa trabalha com um programa de desenvolvimento para auxiliar o crescimento de pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Isso acontece por meio de um conteúdo aplicável e ferramentas práticas, por onde são abordadas as técnicas, os frameworks e ferramentas de gestão, vendas, operações, customer experience e growth utilizadas pelas empresas mais inovadoras e valiosas do mundo.

O G4 Educação já impactou 45 mil gestores que, juntos, geraram mais de 250 mil novos empregos após passar por um dos programas da escola.