Acompanhamento de mercado

Ibovespa recua com queda da Petrobras (PETR4) e payroll; dólar cai

Ações da Petrobras (PETR4) recuam devido aos rumores sobre troca de Prates por Mercadante e pagamento de dividendos

Acompanhamento de mercado
Mercado financeiro / Foto: Pixabay

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores Brasileira, a B3, segue em queda com recuo das ações da Petrobras (PETR4) e dados fortes dos EUA.

Por volta das 12h20 (horário de Brasília) desta sexta-feira (5), o índice recuava 0,57% aos 126.705,84 pontos.

Neste mesmo período, o dólar comercial oscila, registrando queda de 0,07% por volta das 12h20 (horário de Brasília), cotado a 5,0538.

Petrobras (PETR4): ações caem devido a rumores sobre troca de comando e dividendos

As ações da Petrobras (PETR4) seguem em queda no Ibovespa devido aos rumores sobre a saída de Jean Paul Prates da presidência e ao pagamento dos dividendos extraordinários.

Existem especulações de que o presidente Lula (PT) fez convites ao presidente do BNDES, Aloizio Mercadante (PT), para assumir a estatal.

Os papéis da companhia também foram impactados após uma coluna do jornal O Globo afirmar que os ministros haviam acordado a distribuição de 100% dos dividendos. A Petrobras (PETR4), no entanto, nega que haja uma batida de martelo sobre o pagamento dos recursos.

Por volta das 12h, as ações da companhia recuavam 0,37% cotadas a R$ 37,74.

Após dados do Payroll, crescem expectativas para cortes em junho

Dados do Payroll divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Departamente de Trabalho dos EUA indicaram a criação de 303 mil novos pontos de trabalho em março, número muito superior aos 200 mil esperados por analistas.

O número relevante indica força do mercado de trabalho norte americana e aumenta as projeções para que o início do corte nas taxas de juros aconteça em junho ou julho.

Segundo a economista-chefe para EUA do Morgan Stanley, o Fed está ‘no caminho certo’ para iniciar os cortes em junho.

Zentner destaca ainda que a expecativa de três cortes nas taxas de juros este ano está em linha com a visão do Fed.

índices dos EUA

Os principais índices futuros dos EUA estão em território positivo mesmo após dados fortes sobre o mercado de trabalho norte americano.

Por volta das 12h20, o índice Dow Jones tinha alta de 0,55% a 38.793,28 pontos. O S&P 500 avançava 0,73% a 5.185,62 e o Nasdaq, 0,89% a 16.192,69.