Nubank (NUBR33) anuncia novo consultor de tecnologia

Nubank anunciou Adrian Cockcroft, que já possui passagens por Amazon e Netflix

O Nubank (NUBR33) anunciou nesta segunda-feira (12) seu novo consultor de tecnologia, Adrian Cockcroft. O norte-americano possui uma história de quase 40 anos no setor de tecnologia, com passagens por Amazon (AMZO34) e Netflix (NFLX34). A fintech acredita que Cockcrof consiga partilhar sua experiência em estratégia de tecnologia, ESG, nuvem, entre outros assuntos.

“Adrian é um dos pioneiros que ajudou a arquitetar algumas das empresas de tecnologia de maior sucesso no mundo. Sua experiência vai potencializar nossos esforços em produtividade e inovação, fortalecendo nossa equipe de tecnologia de software de ponta”, afirmou em comunicado Matt Swann, diretor de tecnologia do Nubank.

“Fico feliz em me juntar a uma empresa de tecnologia que tomou decisões técnicas inteligentes desde o primeiro dia, e continua trabalhando para empoderar os desenvolvedores a criar e inovar”, afirmou Cockroft.

Por volta das 16:30 (de Brasília), as ações do Nubank subiam 0,43%, cotadas a R$ 4,62.

Nubank (NUBR33) adere ao Open Finance

Na semana passada, o Nubank (NUBR33) anunciou que aderiu ao Open Finance, sistema do Banco Central que permite compartilhar os dados financeiros dos clientes de uma instituição para outra de forma voluntária e consentida.

Em breve, o recurso estará disponível para os 62,3 milhões de clientes do banco, mas, atualmente, ele está em fase de testes a partir desta semana e será liberado de forma gradual.

O Open Finance permite que clientes de um banco (ou de uma fintech, corretora, companhias de câmbio, fundos de previdência etc) possam usar o histórico financeiro que possuam e levar para onde quiserem. Assim, não seria mais necessário iniciar o relacionamento com uma nova instituição financeira do zero.

O cliente, por meio de uma tecnologia chamada API, pode decidir por quanto tempo as informações disponíveis poderão ser compartilhadas. O recurso, de uma maneira simplificada, é uma malha tecnológica que permite que diferentes plataformas possam se comunicar entre si.

O Nubank afirmou, em material divulgado, que o compartilhamento de dados bancários e não bancários do Open Finance seguirá todas as diretrizes previstas pela LGPD, além de que contará com a fiscalização e a regulamentação previstas pelo Banco Central, em que apenas instituições devidamente autorizadas podem aderir.