Mercado

Petrobras (PETR4) pode reajustar preço dos combustíveis, diz CEO

"Nós estamos agora analisando a possibilidade ou não de outro reajuste até o fim do ano", disse o CEO da Petrobras

O presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Jean Paul Prates, afirmou nesta terça-feira (3) que a estatal está avaliando a possibilidade de promover um novo reajuste de preços de diesel e gasolina antes do fim do ano.

“Nós estamos agora analisando a possibilidade ou não de outro reajuste até o fim do ano, mas a gente ainda não tem isso como um dado”, disse Prates, ao participar de um evento comemorativo de 70 anos da Petrobras.

Além disso, o Prates defendeu que a estratégia de precificação de combustíveis sob sua gestão está funcionando, pois ela está evitando “inúmeras oscilações”, não só do preço do barril do petróleo no mercado internacional como do diesel.

Para finalizar, o CEO da Petrobras também destacou que houve recentemente um “enxugamento” das importações de diesel russo, que estava chegando ao Brasil com preços baixos e atuando como uma espécie de colchão de amortecimento.

Petrobras (PETR4): CEO confirma interesse em refinaria na Bahia

O presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Jean Paul Prates, confirmou que há interesse em reestatizar a refinaria Mataripe, na Bahia, e não descartou diálogo com o Mubadala, fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos.

Prates disse que pode “haver diálogos sim” com o Mubadala, mas afirmou que não há nada concreto no momento. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira (3).

Antiga Refinaria Landulpho Alves (Rlam), a atual Mataripe foi vendida pela Petrobras para o Mubadala há dois anos, durante a gestão de Jair Bolsonaro. A refinaria é hoje controlada 100% pela Acelen, empresa ligada ao Mubadala.

No início de setembro, a petrolífera brasileira assinou um memorando de entendimentos com o fundo árabe para avaliar o investimento conjunto em biorefino.

Segundo o CEO da Petrobras, o foco inicial do memorando de entendimentos é desenvolver uma biorrefinaria integrada na Bahia com foco na produção de diesel renovável e querosene de aviação sustentável.