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Ser Educacional (SEER3): XP eleva recomendação para compra 

Os analistas destacam que a companhia deve ser beneficiada por uma temporada de captação forte e de um ambiente competitivo mais controlado

A XP Investimentos elevou recomendação para ações da Ser Educacional (SEER3) de neutra para compra e preço-alvo de R$ 9 para o final de 2024. A casa enxerga um potencial de valorização de 42% frente ao fechamento da véspera. 

Nesse sentido, os analistas destacam que a Ser Educacional deve ser beneficiada por uma temporada de captação forte e de um ambiente competitivo mais controlado, traduzindo em volumes e preços mais altos.

Na avaliação da XP, a Ser Educacional fez “sua lição de casa” ao tornar suas operações mais enxutas e buscar ganhos de eficiência que já estão rendendo frutos.

Olhando para o futuro, os analistas da XP veem opcionalidades positivas tanto no julgamento do STF em relação às vagas de medicina quanto à uma possível reformulação do FIES.

Sendo assim, a casa afirmou estar altamente otimista em relação às perspectivas da empresa e considera a ação uma das melhores escolhas para aproveitar a recuperação do setor.

Volumes de captação devem continuar fortes

Na visão dos analistas da casa, a companhia fez uma temporada de captação forte no primeiro semestre deste ano, com captação tanto no ensino híbrido quanto no digital, aumentando na comparação ano a ano e o segundo semestre deve ser ainda mais forte.

“As taxas de rematrículas e evasão estão convergindo para níveis mais saudáveis, e a gestão da empresa espera que essa tendência seja sustentada desde que o ambiente macroeconômico não represente um obstáculo para o setor”, diz relatório da XP.

Historicamente, o setor de educação tem sido caracterizado por uma intensa competição, onde grandes empresas muitas vezes dependem fortemente de estratégias de marketing e concessão de descontos para atrair estudantes. 

No entanto, a XP observou uma mudança nesse padrão, com as empresas agora priorizando a rentabilidade em vez do volume de alunos. A gestão da Ser tem como objetivo aprimorar continuamente o valor médio gasto pelos estudantes, buscando idealmente aumentos alinhados com a taxa de inflação no segmento híbrido e crescimento positivo no segmento digital.