Consumo ainda tímido

Varejo registra queda mensal de 0,5% em abril

Em relação ao mesmo período do ano anterior, registrou-se uma diminuição de 0,1%, após uma queda de 1,5% em março

Varejo
Varejo / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com o Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, o volume de vendas no varejo brasileiro apresentou uma queda de 0,5% em abril em comparação com março.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, registrou-se uma diminuição de 0,1%, após uma queda de 1,5% em março.

Dos seis segmentos monitorados na pesquisa mensal, conduzida em colaboração com o Instituto Propague, quatro apresentaram um aumento mensal notável. O setor de materiais de construção liderou, com um crescimento de 8,2%.

Outros aumentos foram observados nos segmentos de artigos farmacêuticos (4,7%), móveis e eletrodomésticos (2,4%), além de livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%).

Segmentos do varejo

Apenas dois segmentos registraram queda: o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, liderando com uma redução de 8,7%, e o de tecidos, vestuário e calçados, que apresentou uma queda de 1,7%.

Também foi ressaltado que nove estados apresentaram resultados positivos, o que, juntamente com a queda no volume de vendas do varejo em nível nacional, indica disparidades regionais e desafios contínuos para os empreendedores.

“Os resultados deste mês demonstram estabilidade no setor varejista brasileiro. Importante observar que, no comparativo mensal, todas as variações foram inferiores a 1% ao longo dos últimos quatro meses, com altas em fevereiro e março no índice restrito”, explica em nota o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli.

“Portanto, os dados de abril indicam um início de ano estável e com boas perspectivas para o restante do ano”, completou Calvelli.