Após prisão nos EUA, Marcos Elias tenta voltar ao mercado

Elias quer ingressar num mercado mais regulado que quando co-fundou a Empiricus Research.

O controverso analista Marcos Elias está de volta ao mercado brasileiro. O retorno vem após ele cumprir pena nos Estados Unidos por fraude financeira. Elias quer reconquistar seu lugar no mercado seu lugar no mercado de investimentos, com isso ele lança nesta quarta-feira (6) a Contra Corrente, que inicialmente chamou que plataforma de “research”, mas agora acrescenta que vai oferecer conteúdo de casos reais e ativos estrangeiros com “mais liberdade retórica”. As informações são do Valor.

O projeto ainda não possui registro de casa de análise na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou a certificação profissional do analista, que não está ativo na Apimec.

Agora Elias quer ingressar num mercado mais regulado do que quando co-fundou a Empiricus Research, em 2009, junto a Felipe Miranda, Caio Mesquita e Rodolfo Amstalden. A companhia também teve uma falha tentativa de emplacar a ideia de que era uma plataforma de conteúdo e não uma casa de análise. O modelo teve que ser revisto.

O site da Contra Corrente já está sendo alimentado com conteúdo fechado, dá uma amostra de como ele pretende seguir. Há texto com recomendações “para comprar imediatamente” os papéis da Eletrobras, e outro com estimativas para a bolsa neste ano, incluindo carteira indicada com mais de vinte ações.

Na visão de Lucy Sousa, presidente da Apimec Brasil (entidade que autorregula a atividade e responsável pela certificação dos analistas), a CVM vai interpretar a operação como distribuição de análise de investimentos. A autarquia não discorre sobre casos específicos, mas publicou uma nota em que destacou que “acompanha e analisa informações e movimentações envolvendo participantes do mercado de valores mobiliários, tomando as medidas cabíveis, sempre que necessário”.