JBS (JBSS3) anuncia compra de duas fábricas no Oriente Médio

Companhia também nomeou um novo CEO para a região

A JBS (JBSS3), maior processadora de carnes do mundo, anunciou a compra de duas fábricas de alimentos congelados no Oriente Médio.

Com a aquisição, a JBS será detentora de uma fábrica na Arábia Saudita, e outra nos Emirados Árabes, e contará também com uma nova rede de distribuição própria que prestará serviço a ambos os países, além do Kuwait.

“A JBS já tem forte presença comercial no Oriente Médio por meio de exportações, mas decidimos fortalecer nossa posição com uma operação local robusta”, declarou Wesley Batista Filho, presidente da companhia na Oceania e na América Latina.

Juntamente com a aquisição das fábricas, a companhia também anunciou que Mohamed Mahrous será o CEO (presidente executivo) dos negócios da região. A empresa também afirmou que o escolhido já ocupou cargos de comando em empresas de alimentos locais, e possui mais de 30 anos de experiência neste mercado. 

No documento divulgado pela indústria de alimentos, o próprio Mahrous ressaltou que o objetivo da aquisição é ampliar as vendas no norte da África e no Oriente Médio nos próximos cinco anos, dentro de uma estratégia de reposicionamento que envolve mudanças nas embalagens dos produtos, maior diversidade nas linhas premium, linhas de produção e novos canais de venda, incluindo o digital.

A companhia também confirmou que os anúncios fazem parte da estratégia de sua estratégia de expansão no mercado do Oriente Médio, através da a presença na produção e distribuição de alimentos.

Projeções para o primeiro trimestre da JBS são otimistas

A companhia, que registrou lucro líquido de R$ 6,4 bilhões no quarto trimestre de 2021, 61% a mais do que os R$ 4,01 bilhões ante mesmo período de 2020, também pode apresentar resultados positivos.

De acordo com analistas do Itaú BBA, a empresa deve registrar um crescimento de 38% no primeiro trimestre de 2022. Apesar da sensibilidade do consumidor com a alta dos preços de bens alimentícios, a projeção é para registrar um Ebitda (lucros antes de juros,  impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês) de R$ 665 milhões. Isso representa uma alta de 5% no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o crescimento de 2% registrado no mesmo período do ano anterior.

Além disso, a JBS anunciou na última semana que criou a No Carbon, uma empresa especializada em locação de caminhões 100% elétricos.