StartVC é criada para acelerar startups do Nordeste

A StartVC se vê com a responsabilidade de ajudar a construir a cultura do empreendedorismo no Nordeste

Buscando valorizar e trazer mais investimentos à comunidade nordestina de startups, empresários criaram a StartVC, com foco em desenvolver negócios e ideias de empreendedores do Nordeste brasileiro.  

A StartVC surge em um ótimo momento da categoria, mas que conta ainda com situações distintas nas diversas regiões do país, inclusive em relação ao foco e interesse dos financiadores.

Segundo relatório da WrappedBrazilian Startups, registrou-se, em 2021, um aumento de 200% no volume de investimentos nas empresas do Brasil, apesar dos impactos da pandemia. Porém, 80% das empresas estão no Sul e Sudeste do país e apenas 7% delas estão no Nordeste, apontam dados da plataforma de inteligência Sling Hub. 

A startup iniciou sua operação neste mês, com quase 100 membros cadastrados em sua comunidade de mentores, investidores e parcerias com instituições de grande porte. Entre elas, alguns nomes de peso do mercado nacional como as plataformas de crowdfunding Bloxs e SMU, startups locais como o BigDelivery e empresas nordestinas como a Movesa. 

A aceleradora oferece, além de aportes financeiros, apoio contábil e jurídico, mentorias e consultorias, contato com outros empreendedores e founders de startups, apoio em negociações com parceiros e fornecedores, entre outros suportes. 

“Acreditamos que a baixa representatividade de startups do NE é incongruente com o potencial da população local. Então temos uma oportunidade de alavancar os empreendedores nordestinos para crescerem no âmbito nacional e internacional”, afirmou Paulo Carvalho, baiano e um dos empreendedores à frente da empresa com experiência de já ter investido em mais de 100 startups pelo mundo, mas apenas uma no Nordeste.

StartVC quer construir cultura empreendedora no Nordeste

A startup se vê com a responsabilidade de ajudar a construir a cultura do empreendedorismo no Nordeste, que ainda não é forte como em outras regiões. 

“O Sul e o Sudeste já se beneficiam de tecnologias desenvolvidas por startups há anos. O mercado nordestino ainda está desamparado, apesar de sentir as mesmas dores. A demanda já existe e vamos ajudar os empresários a supri-las”, diz Carvalho. 

Leia também: Petrobras (PETR4) investirá milhões em empresas e startups

O modelo de negócios da StartVC é inspirado nas maiores aceleradoras de negócios do mundo, como a YCombinator. Além de Paulo, também estão à frente da startup os empresários DanielDellis, JoãoPauloFichman, Max Mottin, Marcos Machado.