Weg (WEG3): conheça o fundador da empresa de motores

Eggon da Silva fundou a Weg ao lado de Werner Ricardo Voigt e Geraldo Werninghaus

Nascido em 17 de outubro de 1929, onde atualmente fica o município de Schroeder, em Santa Catarina, Eggon João da Silva, que faleceu com o legado de fundador da Weg (WEGE3), começou a trabalhar ainda novo, aos 13 anos, em um cartório em Jaraguá do Sul. 

Filho de Emílio da Silva e Magdalena da Silva, o catarinense foi inspirado pelo pai em seguir  a carreira de empresário. Emílio foi professor, fotógrafo, carpinteiro, marceneiro, músico e comerciante. Além disso, escreveu o livro “Jaraguá do Sul – A povoação do Vale do Itapocu”. 

Em 1957, então, Eggon passou a ser sócio de uma empresa especializada na produção de canos de escape para veículos, e quatro anos depois, deixou a empresa para fundar a Weg, especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas, ao lado de Werner Ricardo Voigt e Geraldo Werninghaus.

O empresário catarinense foi diretor presidente da empresa até 1989. Depois, até 2004, assumiu como presidente do Conselho de Administração.

Ainda, integrou os conselhos de empresas como a Oxford, Tigre, Marisol e Perdigão, onde exerceu a função de diretor presidente entre 1994 e 1995. Foi nessa época em que realizou a recuperação financeira da empresa.

Eggon João da Silva morreu em 13 de setembro de 2015, aos 85 anos, de causas naturais, segundo divulgou a Weg na ocasião. O corpo foi sepultado no Cemitério Central de Jaraguá do Sul.

Novo herdeiro do fundador da Weg

Após sete anos, a Justiça reconheceu nesta semana o direito de um homem a receber parte da herança de Eggon João da Silva. 

Lucas Demathe da Silva, de 28 anos, entrou com ação para reconhecimento dos direitos, dando início ao processo. Após ser reconhecido como herdeiro, ele receberá o valor devido em cinco parcelas, das quais duas já foram pagas após o acordo. 

Ainda, o acordo deu fim aos processos que envolviam a herança e o inventário de Eggon, que tem outros cinco filhos com a esposa, além do herdeiro fora do casamento.

A fortuna de do fundador da Weg é estimada em US$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 7 bilhões).