Educação financeira

Touro e Urso: conhece essas expressões?

Quem anda acompanhando matérias e informações sobre o mercado financeiro em algum momento já se deparou com as expressões “bull” e “bear”

Quem anda acompanhando matérias e informações sobre o mercado financeiro em algum momento já se deparou com as expressões “bull” e “bear”, ou melhor dizendo, em português, touro e urso. Mas você conhece essas expressões? Para as pessoas que conhecem e as que não possuem a mínima noção, essa matéria está cheia de curiosidades. 

Existem várias versões da origem dos termos, além da crença de que o “bull market” é uma referência a um poema de Alexander Pope, alguns acreditam que o termo tenha sido utilizado com base na antiga prática da briga de touros. No século XIX, nos Estados Unidos, existia o costume de organizar lutas entre os animais, entre estados da Califórnia,  Arizona e Novo México, segundo relatos, as famílias se reuniam para assistir em e apostar nas brigas entre touros e ursos.

Em resumo o “bull market” corresponde ao mercado financeiro otimista e o “bear market” possui a ideia contrária, pois significa que as ações estão em queda. 

O bull market representa um mercado com maiores chances das ações subirem e os investimentos conseguirem render mais, podendo permanecer desta forma por algum tempo. Não há como medir de forma exata a duração do período de bull market por ser uma característica do mercado de renda variável, porém os últimos casos tiveram duração nas bolsas de valores mundiais de 720 dias. 

Já no bear market, a visão corresponde a quando as ações estão em queda, influenciadas pelas expectativas dos investidores ou diante de dados negativos sobre desemprego, inflação e PIB, por exemplo. Em relação à duração, as ações levam em média 270 dias para entrar no bear market.