Antigo Twitter

Musk diz que vai suspender todas as restrições do X no Brasil

O anúncio acontece pouco depois de Musk ter questionado o ministro do STF Alexandre de Moraes sobre a "censura no Brasil"

Musk
Elon Musk | Foto: Reprodução / Youtube

Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, disse que vai suspender todas as restrições impostas a contas no Brasil, mesmo que a medida leve ao fechamento da plataforma de mídia social no país.

Em postagem na noite de sábado (6), o X disse em uma postagem que as decisões judiciais “forçaram” o site a bloquear “certas contas populares” no Brasil, sem especificar os motivos ou quais postagens supostamente violavam a lei. Pouco depois, Musk escreveu na plataforma que estava desafiando a decisão do tribunal.

“Estamos suspendendo todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil”, disse Musk em uma postagem na redes social. Ele acrescentou que a medida provavelmente faria com que o X perdesse todas as suas receitas no país e fechasse seu escritório no Brasil.

O anúncio acontece pouco depois de Musk ter questionado o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes sobre a “censura no Brasil”.

A pergunta foi feita nos comentários de uma publicação de Moraes feita no dia 11 de janeiro, em que o ministro parabeniza o ex-ministro da Corte Ricardo Lewandowski pelo cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.

No início da semana, vazou na plataforma uma série de e-mails de diretores e consultores jurídicos da empresa que relatavam pedidos do MP (Ministério Público) para a retirada de fake news ligadas à pandemia e pedidos do STF para obter informações de pessoas que impulsionam hashtags que pediam a prisão do ministro Luís Roberto Barroso.

O vazamento aconteceu semanas depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), aprovou uma resolução que obriga que as redes sociais adotem medidas para limitar a circulação de notícias falsas ou descontextualizadas durante as eleições.

Lula e Janja criticam Musk; primeira-dama diz que vai processar X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, criticaram Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter), e defenderam a regulação das redes sociais, uma semana após a conta de Janja ter tido sua conta hackeada no X.

Durante entrevista no programa semanal “Conversa com o Presidente”, em dezembro, Lula criticou a lentidão da empresa para resolver o problema. Janja teve a conta invadida por hackers que fizeram postagens misóginas e ofensivas contra ela, Lula e o ministro Alexandre de Moraes.

A primeira-dama completou dizendo que iria processar Elon Musk.

O empresário rebateu, dizendo que “não estava claro como alguém adivinhar a senha dela é nossa responsabilidade”.

Em nota, a primeira-dama respondeu ao comentário, e criticou Musk pelo “tom irônico” e por minimizar “acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias”.