A gestão baseada em valor no contexto da estratégia empresarial

Decidir está no dia a dia das empresas e boas decisões podem ser resumidas como aquelas que agregam valor, ao invés de consumir. Nesse contexto, entra a Gestão Baseada em Valor (GBV), metodologia capaz de elevar a qualidade das decisões ao estabelecer critérios objetivos para o longo prazo, impactando positivamente na perpetuidade e geração de valor.

A GBV possibilita que cada decisão tomada seja aquela que maximize o valor da empresa e assegure que as novas gerações de gestores não destruam valor, mantendo a empresa afastada do “subdesempenho satisfatório”. Nessa perspectiva, conhecer o valor da empresa não se destina apenas para os casos de compra e venda, se torna fundamental para conhecer o valor das alternativas estratégicas.

Com as rápidas mudanças no ambiente econômico e a evolução dos mercados competitivos, os desafios dos gestores têm aumentado, o que fundamenta e fortalece a GBV como metodologia de gestão. Então, conhecê-la se torna básico para a “racionalidade estratégica”, pois as decisões de investimentos passam a serem tomadas dentro de um grupo de critérios e técnicas bem estabelecidos, esperando que o seu resultado seja superior ao custo de capital da empresa. Adicionalmente, no contexto da escolha, garantirá que as opções alternativas, o custo de oportunidade e o alinhamento a estratégia foram considerados.

Com as rápidas mudanças no ambiente econômico e a evolução dos mercados competitivos, os desafios dos gestores têm aumentado, o que fundamenta e fortalece a GBV como metodologia de gestão. Então, conhecê-la se torna básico para a “racionalidade estratégica”, pois as decisões de investimentos passam a serem tomadas dentro de um grupo de critérios e técnicas bem estabelecidos, esperando que o seu resultado seja superior ao custo de capital da empresa. Adicionalmente, no contexto da escolha, garantirá que as opções alternativas, o custo de oportunidade e o alinhamento a estratégia foram considerados.

Por fim, “adicionar valor aos acionistas” nos dias de hoje, não está mais restrito a “maximização do lucro” e tem exigido das decisões empresariais reconhecer a sua responsabilidade com os colaboradores, a sociedade e o ambiente. Esse é um dos principais desafios da GBV, além de garantir a melhor decisão a ser tomada para o acionista, adicionando valor econômico, assegure, também, a melhor decisão para o ambiente em que a empresa está inserida.