Evolução do CFO: de controlador de processos a estrategista e catalisador de projetos

O cargo de CFO talvez seja o menos falado, mas é aquele que vem evoluindo ao longo dos anos

Para que uma empresa possa funcionar de forma adequada são necessários profissionais para cada área específica, como CEO, COO, CMO e o CFO, que juntos conseguem realizar um trabalho coordenado e que gere resultados para a companhia. Dentre esses, o cargo de CFO talvez seja o menos falado, mas é aquele que vem evoluindo ao longo dos anos, deixando de ser apenas um controlador de processos para se tornar um estrategista e catalisador de projetos, além de lidar diretamente com os colaboradores.

O CFO ou Diretor Financeiro é o profissional responsável pela administração e planejamento financeiro da empresa. Normalmente respondem diretamente ao CEO da empresa, delegando responsabilidades para a equipe financeira e alinhando e direcionando as metas da empresa para as diversas áreas. Ou seja, é papel do CFO conduzir tudo o que diz respeito aos recursos financeiros da empresa, o seu caixa, bem como as estratégias para seguir produtiva e competitiva.

Atualmente, além das suas atividades base, o CFO assumiu a posição de liderança e treinamento de equipes em muitas empresas, fazendo a comunicação interna com os colaboradores. Sendo assim, o CFO passa a ter contato direto com diferentes equipes da empresa, onde consegue captar e reter talentos, avaliar potenciais colaboradores que podem subir de cargo, bem como aqueles que não estejam desempenhando bem suas atividades e precisam ser desligados. Tudo isso é reportado pelo CFO ao CEO da empresa.

Mas para que o CFO tenha vida longa na empresa na qual atua ele deve ser o braço direito do CEO, assumindo quatro papéis fundamentais: controlador, operador dos processos financeiros do dia a dia, estrategista e catalisador. Os dois primeiros são os tradicionais da função e os dois últimos as atividades extras que o cargo adquiriu ao longo dos últimos anos, acompanhando a evolução do mercado de trabalho.

O Diretor Financeiro (CFO) é um estrategista que auxilia o CEO e o Conselho na tomada de decisões estratégicas, sendo a pessoa de confiança dos líderes para qualquer assunto que envolva o crescimento da empresa. Quando assume o papel de catalisador, ele estimula que a companhia abra a mente e aproveite as oportunidades de aumentar a sua eficiência, seja por meio da transformação digital, pela gestão de talentos, pela melhoria de algum serviço ou produto – tudo isso em conjunto com as demais áreas da empresa.

Também, como dito anteriormente, cabe ao CFO o treinamento dos colaboradores, assumindo o papel de reter talentos e encontrar novas lideranças para as diferentes áreas estratégicas da empresa. Um CFO que consegue lidar com as relações humanas, sendo o elo de ligação entre os colaboradores e o CEO, conquista, sem dúvidas, uma posição de alto prestígio dentro da empresa. E, sim, hoje o CFO é muito mais do que um simples controlador de processos, sendo um importante profissional no quadro funcional de qualquer empresa.