O avanço da tecnologia e o novo papel dos times financeiros

A tecnologia disponibilizada hoje pela Portão 3, por exemplo, permite que as equipes financeiras monitorem gastos em tempo real

Com o rápido avanço da tecnologia voltada para auxiliar as equipes financeiras na gestão de custos, não é improvável vislumbrar um cenário, em um futuro nem tão longínquo assim, no qual a área de finanças deixará de ser encarada apenas como um ‘centro de custos’, mas sim como catalisadora de valor para toda a empresa. Com as ferramentas corretas em mãos, esses times poderão agregar muito mais, tornando-se parceiras estratégicas que moldam o destino de suas empresas. E isso pode acontecer não apenas no âmbito das grandes corporações, mas também das startups em rápido crescimento e até dos pequenos negócios tradicionais.

Se há uma verdade simples e universal que move o mundo corporativo, independente do tamanho do negócio, é que as empresas adoram economizar dinheiro. Parece uma afirmação óbvia, mas essa busca constante por eficiência financeira é o que impulsiona a inovação no mundo dos negócios. E as ferramentas que começam a ser disponibilizadas hoje no mercado já estão revolucionando a maneira como as organizações gerenciam seus gastos, transformando o mundo corporativo, um passo de cada vez.

A tecnologia disponibilizada hoje pela Portão 3, por exemplo, permite que as equipes financeiras monitorem gastos em tempo real, categorizem transações com base em dados reais e até mesmo reconciliem despesas de forma automática. Tudo isso se traduz em economia de tempo e dinheiro, com uma média de 40% de redução de custos para os nossos clientes.

Aliado a essas soluções, temos também um cartão corporativo, por meio do qual é possível criar um registro claro e transparente de todas as transações comerciais realizadas pelos colaboradores. Essa prática facilita a auditoria interna, a conformidade com as políticas de gastos e os requisitos regulatórios, além de tornar todas as despesas rastreáveis, evitando abusos.

O objetivo é que todas essas inovações se convertam em soluções que desafiem o status quo e elevem a eficiência financeira das empresas a um novo patamar. Com a automatização das tarefas mais complexas, burocráticas e demoradas, os times financeiros ficam, enfim, liberados para se concentrarem em análises, tomadas de decisão mais ágeis e assertivas e estratégias que impulsionam o crescimento da organização como um todo.

Ao possibilitar a substituição dos sistemas antiquados e ineficientes, a tecnologia está abrindo as portas para um futuro mais próspero e ajudando as empresas a construírem negócios melhores. Nesse processo, sem dúvida as equipes financeiras não podem atuar apenas como meras coadjuvantes, mas desempenharem, sim, o papel de protagonistas.