"uber" dos ricos

Startup de mobilidade com carro blindado visa crescer 40 vezes mais

"Vi uma dor que poderia ser sanada com um aplicativo que oferecesse uma opção de deslocamento com conforto e segurança", diz CEO da Rhino

Daniil Sergunin,
Daniil Sergunin, CEO e Cofundador da Rhino (Foto: Divulgação)

Viagens curtas, seguras, feitas com carros blindados, pelo principal centro econômico do Brasil, agora estão há dois cliques. A startup Rhino, aplicativo de mobilidade urbana, iniciou suas operações no início deste ano oferecendo serviço premium no deslocamento com frota própria ou alugados e motoristas treinados, circulando pela cidade de São Paulo. 

Em entrevista ao BP Money, o cofundador e CEO da Rhino, Daniil Sergunin, explica que planeja expandir a atuação do aplicativo que atua pelas ruas paulistas e visa atingir um tamanho 40 vezes maior do que o atual até o final deste ano.

Com crescimento week-over-week, o plano é gradualmente ampliar para outras regiões da cidade e, posteriormente, para o Rio de Janeiro e Brasília.

De acordo com o executivo, a startup pioneira no segmento surgiu após notar uma ausência no mercado que promovesse um serviço com comodidades extras, mirando não apenas o conforto, mas também a garantia de segurança dos usuários.

“Muitos executivos (as) já possuem um carro blindado, mas por diferentes razões, às vezes, necessitam de uma segunda opção”, disse.

Foi nessa lacuna que Sergunin junto a outro empreendedor russo, Alexander Karbankov, lançaram a Rhino. No momento, o serviço está disponível apenas em áreas de alto padrão, como Itaim Bibi, Vila Nova Conceição, Jardins, Moema e Pinheiros. 

Em entrevista, o CEO revelou que a concepção da ideia da startup surgiu após sua mudança da Russa para o Brasil, quando percebeu o constante temor dos brasileiros em relação a assaltos durante o trânsito.

Confira a entrevista na íntegra abaixo

De onde surgiu a ideia de criar um “uber” mais sofisticado e mais seguro?

A ideia da Rhino surgiu quando eu me mudei da Suíça para o Brasil e notei a grande diferença na segurança entre os dois países. Enquanto na Suíça, pouco se fala sobre o tema, no Brasil, a realidade é bem diferente e não havia uma forma 100% segura de se deslocar de um ponto a outro. Vi uma dor que poderia ser sanada com um aplicativo que oferecesse uma opção de deslocamento com conforto e segurança.

Enquanto eu desenhava a ideia do app, era preciso procurar alguém que pudesse me ajudar a tornar a Rhino realidade. O meu melhor amigo (VP em uma das maiores fintechs no mundo) indicou o Aleksandr Karbankov, que estava empreendendo em Dubai, em 2023. Depois de horas de conversas sobre o projeto, Alex acabou se mudando para o Brasil para lançar a Rhino junto comigo.  Juntos, conseguimos recrutar o melhor time com experiência no setor local e global. 

O nome Rhino significa rinoceronte, em inglês. Vi a semelhança com atributos que entendo serem imprescindíveis na proposta de valor oferecida pela empresa: é um animal atento, robusto, e que se protege quando necessário.

A proposta do app junta dois mundos: operações offline e mundo tech. Os clientes da Rhino recebem segurança e conforto com conveniência através de um app. 

Quais são os planos de expansão da Rhino para outras regiões além dos bairros nobres de São Paulo?

A Rhino criou a zona prioritária de atendimento, que engloba alguns bairros de São Paulo. Dentro dela, mesmo quem está na fila de espera, se abrir o app, consegue pedir o seu Rhino.

A previsão é de um crescimento exponencial. Conforme comentei acima, a Rhino espera chegar ao final de 2024 com 40 vezes o tamanho da operação que tem hoje e estar operando normalmente em toda São Paulo. 

A Rhino foi fundada em outubro de 2023 e o aplicativo começou a operação em janeiro de 2024. Uma lista de espera foi implementada para que a Rhino conseguisse atender com qualidade seus clientes. 

Hoje, existe uma área prioritária, que engloba os bairros Jardim Paulista, Vila Olímpia, Moema, Vila Nova Conceição, Itaim Bibi, Jardins, Pinheiros e Vila Madalena. Dentro dela, qualquer pessoa que baixar o app já consegue pedir o seu Rhino. O app está disponível para IOS e Android. 

Por questões estratégicas, a Rhino não divulga a quantidade de veículos, mas o tamanho da frota permite que a empresa atenda à área priorizada.

Em meio a um mercado altamente competitivo, como a empresa pretende lidar com o desafio de oferecer um serviço premium a um preço mais elevado?

    A Rhino atua no setor de mobilidade urbana/transporte via app, mas soluciona um problema que os outros apps disponíveis no mercado não endereçam: viagens seguras e mais confortáveis. Esse é o nosso diferencial e é o que faz as pessoas quererem experimentar o nosso serviço. 

    Somado a esses benefícios, tem o atendimento Rhino que ajuda a fidelizar os clientes. Nossos motoristas passam por uma criteriosa seleção e são treinados para oferecerem um atendimento impecável.

      Como a Rhino enxerga o futuro do setor de mobilidade urbana no Brasil?

        A Rhino enxerga um enorme potencial. É o primeiro aplicativo de mobilidade com carros blindados no mercado brasileiro. Muitos executivos (as) já possuem um carro blindado, mas por diferentes razões, às vezes, necessitam de uma segunda opção. 

        Também tem um público que busca por mais conforto ao realizar os seus deslocamentos: carros melhores, mais limpos, motoristas profissionais. E a Rhino veio para cobrir esta lacuna também do mercado.