CEO não é só um título: o que faz esse importante executivo para as empresas?

(Foto: unsplash)
(Foto: unsplash)

No topo da hierarquia organizacional, o CEO assume um papel de suma
responsabilidade. Mais do que um cargo de alto escalão, essa função exige do líder a
inspiração necessária para criação de estratégias e a visão de futuro para estabelecer
sua marca e profissão.

Em um mercado em constante mudança, o Chief Executive Officer precisa ter visão
ampliada para identificar as oportunidades e desviar dos perigos. Muito além de
analisar as tendências, entender o comportamento dos consumidores e dos
concorrentes, é preciso saber como tomar decisões assertivas que garantam a
competitividade e qualidade. Um grande exemplo disso é Steve Jobs. Ao assumir essa
posição na Apple, ele trouxe inovação para a marca e conseguiu torná-la uma das
maiores companhias de todo o mundo.

Quando paramos para fazer uma análise mental de tudo que já vivemos em nossa vida
profissional, é extremamente comum acabar nos deparando com uma série de
memórias sejam em empresas grandes ou pequenas, de equipes onde dividimos
trocas e experiências, e em especial, a evolução adquirida ao longo dos anos. E isso
faz com que o desejo de continuar crescendo aumente ainda mais! Ser líder é ter a
consciência de que os exemplos deixados serão o reflexo da instituição por longos
anos e que os resultados, em sua maioria, serão permanentes, sejam de fracasso ou
sucesso.

Estar à frente de uma empresa é como ser o capitão de um time: todos os jogadores
possuem diferentes talentos e habilidades, e o capitão deve identificar cada um deles
para colocá-los de forma que se empenhem a ganhar o jogo e aperfeiçoar o que já
sabem. No mundo dos negócios a equipe e liderança devem manter-se unidas em um
único objetivo e garanto ser este o segredo para avanço profissional e pessoal de todos
os envolvidos

Ao longo da minha jornada, tive a oportunidade de vivenciar diferentes estilos de
experiência. E, a cada oportunidade, pude fortalecer a certeza de que a verdadeira
gestão se encontra na capacidade de conectar com as pessoas, de despertar nelas o
desejo de contribuir e de fazer a diferença.

Liderança não é um destino, mas sim uma caminhada contínua. É um processo de
transformação constante, que nos permite enxergar o presente como mais uma chance
de crescer, amadurecer e pôr em prática todos os aprendizados obtidos até aqui.