Café com BPM: mercados iniciam semana em alta após dados de atividade positivos na China

Confira as principais notícias que mexem com o seu bolso

A recuperação das bolsas chinesas ditam o ritmo do mercado mundial nesta segunda-feira (6), após a divulgação de resultados positivos do PMI (Índice de Gerentes de Compras) do país.

O setor de tecnologia foi o que registrou mais ganhos no primeiro pregão da semana, consequência do relaxamento das medidas restritivas na China, após longos lockdowns instaurados por conta da Covid-19.

Na Europa, o bom humor da recuperação chinesa também influencia as bolsas na abertura do pregão.

Com o resultado otimista, os investidores voltam a aguardar os próximos posicionamentos do BCE (Banco Central Europeu), que poderá definir nesta semana um novo aumento da taxa de juros na região.

Além disso, os movimentos políticos também atraem atenção dos acionistas no continente europeu. O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, será alvo de uma votação de confiança nesta manhã, por parte de seu Partido Conservador.

No cenário nacional, o BC (Banco Central) divulga o Boletim Focus nesta segunda (6), enquanto os investidores ainda aguardam os novos desdobramentos da privatização da Eletrobras (ELET6).

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou em queda de 1,15% na última sexta-feira (3). Já o dólar registrou baixa de 0,30% no fechamento, cotado a R$ 4,782 na sexta (3).

Os mercados futuros dos EUA operam em alta na manhã desta segunda-feira (6).

-Dow Jones Futuro (EUA), +0,78%
-S&P 500 Futuro (EUA), +1,08%
-Nasdaq Futuro (EUA), +1,48%
 

Bolsas Asiáticas

O sentimento de otimismo tomou conta das bolsas asiáticas, que fecharam em alta nesta segunda-feira (6).

O bom desempenho se deu por conta da divulgação positiva do PMI (Índice de Gerentes de Compras) da China, que registrou alta de 5% no mês de maio.

O resultado divulgado pela S&P Global em parceria com a Caixin Media (grupo de mídia chinês) foi reflexo do aumento de diversos componentes de indústria e serviço na região, que foram impulsionados pela flexibilização dos lockdowns no país.

Além disso, de acordo com informações do “The Wall Street Journal”, as autoridades chinesas anunciaram que irão encerrar as investigações contra diversas companhias de tecnologia do país.

Nomes como DiDi Global (DIGI) e Full Truck Alliance (YMM) vão deixar de ser alvo da pressão do governo chinês, que busca impulsionar a produtividade e acelerar a economia novamente. Com isso, o índice de tecnologia teve aumento de 4,64%.

Segue o fechamento das bolsas asiáticas:

-Nikkei (Japão), +0,56%
-Kospi (Coreia do Sul), +0,44%
-Taiex (Taiwan), +0,32%
-Xangai SE (China), +1,28%
 

Bolsas Europeias

Enquanto isso, na Europa, as boas notícias do continente vizinho impulsionam os mercados.

Logo, os investidores da região voltam suas atenções para a reunião do BCE (Banco Central Europeu) que acontecerá na próxima quinta-feira (9).

Na ocasião, as autoridades da instituição financeira apontarão novos rumos para o provável aperto monetário no mês de julho, que concretizará o aumento na taxa de juros da região.

Os acionistas também acompanham os resultados de dados inflacionários que serão divulgados nos EUA nesta semana, e que podem indicar o caminho do reajuste da inflação na Europa.

Ademais, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, enfrenta nesta segunda (6) uma votação de confiança no Partido Conservador do país.

Confira as principais bolsas europeias:

-CAC 40 (França), +1,06%
-FTSE MIB (Itália), +1,30%
-FTSE 100 (Reino Unido), +1,10%
 

Notícias Corporativas

Os desdobramentos da Eletrobras (ELET6) seguem regulando a expectativa do mercado brasileiro. A companhia de energia informou, no último domingo (5), que duas ações judiciais suspenderam a Assembleia de Debenturistas de Furnas, que aconteceria nesta segunda (6).

A decisão tomada pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) impedirá a reunião, que iria discutir a autorização prévia dos titulares de Furnas sobre o investimento da usina.

Por sua vez, a PetroRecôncavo (RECV3) anunciou, na cotação do último pregão de sexta-feira (3), que fará uma oferta restrita de ações que pode girar até R$ 2,171 bilhões na totalidade.
 

Agenda

A primeira segunda-feira do mês de junho será marcada pelo início da Cúpula das Américas, que é uma reunião de cúpula entre os chefes de Estado do continente americano.

Criada pela Organização dos Estados Americanos, o evento tem como objetivo alcançar um nível maior de cooperação entre os países da zona econômica americana.

No Brasil, será divulgado o Boletim Focus, e as atenções também se voltam à participação de Roberto Campos Neto, presidente do BC, no evento de criptomoedas Valor’s Crypto Summit Rio 2022