Elon Musk critica ESG após Tesla (TSLA) ser retirada de índice de sustentabilidade

O CEO da Tesla chamou o ESG de “um golpe ultrajante”

Elon Musk, o CEO da Tesla (TSLA), classificou o ESG, governança ambiental, social e corporativa, como um “golpe” após sua montadora de veículos elétricos ser retirada do índice S&P Global, que lista as dez empresas do mundo com melhores índices ESG . 

No Twitter, Musk afirmou que o compilador do índice “perdeu sua integridade”. Além disso, compartilhou uma imagem que diz que a pontuação ESG “determina o quão complacente seu negócio é com a agenda da esquerda”.

Leia também: Elon Musk diz que compra do Twitter (TWTR34) está temporariamente suspensa

Apple (APPL), Microsoft (MSFT) e Amazon (AMZN) foram algumas das empresas incluídas na lista. A Exxon Mobil (XOM), multinacional de gás e combustíveis, também apareceu no índice. Musk, o homem mais rico do mundo, mostrou sua indignação com o ESG do S&P Index em sua conta nas redes sociais.

Exxon is rated top ten best in world for environment, social & governance (ESG) by S&P 500, while Tesla didn’t make the list!

ESG is a scam. It has been weaponized by phony social justice warriors.
— Elon Musk (@elonmusk) May 18, 2022

Segundo a S&P Dow Jones Indices, que organiza a versão ESG do S&P 500 Index, a pontuação da Tesla Inc. em padrões ambientais, sociais e de governança permaneceu estável no ano passado, mas ficou inferior na classificação quando comparado com seus pares globais, que apresentaram melhorias mais significativas.

A diretora sênior e chefe de índices ESG da S&P Dow Jones na América do Norte, Margaret Dorn, afirmou que “embora a Tesla possa estar desempenhando seu papel ao tirar carros movidos a combustíveis das estradas, ela ficou para trás de seus pares quando examinada por uma lente ESG mais ampla”. 

Uma análise que busca identificar os riscos para a empresa identificou “dois eventos separados centrados em alegações de discriminação racial e más condições de trabalho na fábrica de Fremont da Tesla, bem como no tratamento da investigação da NHTSA após várias mortes e ferimentos estarem ligados ao piloto automático”, disse Dorn em uma publicação na terça-feira (17). 

Tais incidentes impactaram negativamente a pontuação da empresa de Elon Musk no índice. Outras grandes empresas como Berkshire Hathaway (BRK-B), Johnson & Johnson (JNJ) e Meta (FB) também ficaram de fora do indicador ESG.