Aumento da variante Delta causa temor e pode suspender retomada econômica no mundo

Cepa é responsável pelo agravamento da pandemia e tem causado preocupação aos investidores

O aumento no número de casos de coronavírus relacionados à variante Delta tem causado preocupação aos investidores. No último final de semana, Los Angeles, nos Estados Unidos, voltou a impor a obrigatoriedade do uso de máscaras e nesta segunda-feira (19) o Ibovespa recuou diante do receio da disseminação da variante em várias partes do mundo.

Segundo o Estadão, a variante Delta é a responsável pelo agravamento da pandemia na Índia, local onde foi identificada pela primeira vez. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a Delta como “variante de preocupação” devido ser altamente transmissível. No Brasil, o primeiro caso da cepa foi confirmado no dia 05 de julho, na cidade de São Paulo. 

A preocupação em relação a variante se dá pelo avanço de casos na Índia e pelo aumento da contaminação em países europeus, passando a ser causadora de mais de 90% dos novos casos no Reino Unido e em Portugal.

Mas como a variante Delta ameaça a economia mundial? A rápida disseminação da Delta ameaça a retomada econômica dos países, forçando com que as nações busquem maneiras de conter a propagação, como foi o caso das medidas de distanciamento social adotadas no início da pandemia.

De acordo com uma nota de pesquisa da Oxford Economics, apesar do número de casos globais da covid-19 serem relativamente baixos, a quantidade de economias que relataram sequências da variante aumentou para 89. A Delta já foi detectada em mais de 100 países. 

Uma análise feita pela JPMorgan mostrou que as economias das Filipinas, Peru, Colômbia, África do Sul e Tailândia estão entre as mais vulneráveis à Delta, tendo como principal fator os baixos níveis de vacinação. O banco ainda relatou que Cingapura, Turquia, Índia e Brasil têm jornadas mais curtas de volta ao nível pré-pandemia de mobilidade, o que corresponde que esses países são menos vulneráveis à variante.

Conforme dados do Ministério da Saúde, pelo menos 97 casos de infecção pela cepa foram notificados no Brasil até o domingo (18) – cinco dos casos resultaram em mortes. O Rio de Janeiro é o Estado com maior número de casos, com 74 registros até ontem.