Novo PAC

Lula fala em R$ 125 bi de investimentos na indústria até 2032

O chefe de Estado destacou o cenário macroeconômico favorável como um incentivo para a indústria automobilística

Lula
Presidente Lula (Foto: Agência Brasil)

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a recente onda de investimentos das montadoras no país, prevendo um montante total de R$ 125 bilhões até 2032. 

O chefe de Estado destacou o cenário macroeconômico favorável como um incentivo para a indústria automobilística, que tem anunciado repetidamente novos ciclos de investimentos. 

Além disso, Lula elogiou o papel dos sindicatos nesse processo e expressou otimismo quanto ao relacionamento entre o setor e as entidades sindicais. Ele lamentou não estar mais ativo no sindicato. 

O presidente estava acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também lidera o Mdic, e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais).

“Aconteceu alguma coisa”, destacou. “A indústria passou a ter confiança no Brasil, a acreditar, a ter segurança jurídica, estabilidade econômica e social. É tudo o que interessa para quem quer investir e trabalhar”, completou.

Entenda plano do governo para impulsionar indústrias no país

Com o intuito de impulsionar o setor produtivo e atrair investimentos privados, o governo Lula lançou a iniciativa Nova Indústria Brasil.

As proposta envolve a disponibilização de subsídios e investimentos públicos, incluindo concessão de linhas de crédito vantajosas. 

O objetivo principal é permitir que empresas assumam serviços e obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e contratos vinculados a compras governamentais. 

De acordo com o Executivo, a iniciativa representa uma articulação estratégica de diversos instrumentos estatais para fortalecer a indústria nacional e estimular o desenvolvimento econômico.

O plano de missões abrange setores como agricultura, saúde, mobilidade urbana, transformação digital, energia e defesa. 

As metas incluem aumentar a mecanização na agricultura familiar, expandir a produção nacional de insumos em saúde, melhorar a mobilidade nas cidades, promover a digitalização das empresas, ampliar o uso de biocombustíveis e fortalecer a tecnologia nacional na área de defesa. 

Essas iniciativas visam impulsionar o desenvolvimento econômico, aumentar a competitividade e promover a sustentabilidade em diversas áreas-chave da economia brasileira.