Abertura do Mercado

Ibovespa abre em alta, mesmo com incertezas econômicas; dólar recua

As ações da Vale (VALE3) lideram as movimentações do Ibovespa, com um aumento de 2,34%

Ibovespa
Ibovespa abre em alta (Foto: istockphoto)

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta quarta-feira (17) em queda, buscando reverter a série de cinco quedas consecutivas dos últimos dias.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o índice avançava 0,12%, aos 124.539 pontos.

Neste mesmo horário o dólar comercial atuava contramão do Ibovespa iniciava a sessão com perdas de 0,30%, cotado a R$ 5,25.

Ibovespa é puxado por alta da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4)

As ações da Vale (VALE3) lideram as movimentações do Ibovespa, com um aumento de 2,34%, impulsionadas por um aumento de 4% no preço do minério de ferro em Dalian. Essa alta está relacionada às expectativas de uma maior demanda por aço. 

Além da Vale, observa-se um aumento nas ações da Petrobras (PETR4), grandes bancos, companhias aéreas, construtoras, empresas de educação e na maioria das varejistas. Por outro lado, as petroleiras de menor porte e as empresas frigoríficas estão em queda. 

O mercado está reagindo ao índice IBC-Br de fevereiro, que registrou um aumento de 0,40%. Enquanto isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto estão em Washington, participando de agendas distintas.

EUA

Após uma série de quedas consecutivas do Dow Jones na última terça-feira (16), os índices futuros dos EUA estão se recuperando e mostram alta na manhã desta quarta-feira.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: 0,37%

S&P 500 Futuro: 0,29%

Nasdaq Futuro: 0,10%

Bolsas asiáricas

Enquanto isso, as bolsas asiáticas fecharam de forma mista, influenciados pelas tensões persistentes no Oriente Médio.

Cingapura apresentou números de exportação não petrolífera abaixo das expectativas, com uma queda de 20,7%, em contraste com a projeção de 7% feita por economistas ouvidos pela Reuters.

Além disso, o dólar em ascensão está impactando especialmente o iene japonês.

Shanghai SE (China), 2,14%

Nikkei (Japão): -1,32%

Hang Seng Index (Hong Kong): 0,02%

Kospi (Coreia do Sul): -0,98%

ASX 200 (Austrália): -0,09%

Bolsas europeias

Na Europa, as bolsas operam em alta, mesmo após as declarações de Powell. As preocupações persistem em relação aos possíveis conflitos entre Irã e Israel.

Apesar disso, o dia começou de forma tranquila para o Stoxx 600, principal índice regional, que registrou um aumento de 0,5%.

A maioria dos setores apresenta desempenho positivo, com destaque para as empresas de mineração, que registraram uma alta de 2,2%.

Entre os dados divulgados na Europa, a inflação no Reino Unido teve uma queda de 3,2% em março, abaixo das expectativas dos economistas.

A redução pode sinalizar um início de cortes nas taxas de juros pelo Banco da Inglaterra.

FTSE 100 (Reino Unido): 0,44%

DAX (Alemanha): 0,54%

CAC 40 (França): 1,05%

FTSE MIB (Itália): 1,05%

STOXX 600: 0,49%