Educadora financeira surda oferece curso de investimentos em Libras

Thaísa Durso, criadora do canal ‘Poupe Com Estilo’, oferece conteúdos sobre finanças e investimentos de forma leve e acessível.

Thaísa Durso, educadora financeira surda e criadora do canal ‘Poupe com Estilo’, conta como surgiu o seu interesse pelo mercado financeiro, explica sobre o seu curso de investimentos em Libras e muito mais.

“Todos os meus conteúdos têm uma linguagem fácil de ser compreendida, por meio de textos claros, imagens agradáveis e vídeos legendados e em Libras, que atendem tanto a comunidade surda como ouvintes”, explica Thaísa, em conversa à BP Money.

Quando questionada sobre os seus objetivos, a educadora financeira afirma que pretende “democratizar e desmistificar a educação financeira”, através de cursos, palestras e livros. Em especial, Thaísa deseja alcançar a comunidade surda e as mulheres. 

Confira a entrevista completa:

Como surgiu o seu interesse por investimentos, mesmo sendo uma área pouco explorada no país? E como você conseguiu entrar nesse “mundo”?

Um dia em 2017, me chamou atenção na Internet a seguinte frase: ” Poupança não é o melhor investimento”. Na época, eu não estava satisfeita com a rentabilidade baixa da poupança e com o meu orçamento, comprometido por causa de um financiamento imobiliário e sem planejamento financeiro. Graças a essa frase, comecei a buscar mais conhecimento financeiro por meio de blogs, canais do Youtube e Instagram. O conteúdo ainda não era muito acessível, mas sendo muito ambiciosa, me esforcei para estudar e acabei me apaixonando por esse tema. 

Sabemos que o mercado financeiro ainda é muito dominado pelos homens e, além disso, na sua biografia do Instagram você destaca que é uma educadora financeira surda. Você sofreu preconceito ou ainda sofre, nessa área?

Já recebi muito “não” por não terem confiado na minha capacidade de exercer um cargo de nível superior. O preconceito ainda existe, principalmente em cargos de liderança para mulheres e pessoas com deficiência. Eu trabalhei muitos anos em um banco e o meu crescimento profissional foi bem gradual devido à falta de estímulo e oportunidades de crescimento para esse público. Hoje, sendo educadora financeira, me coloco como uma profissional, independente de qualquer rótulo. O trabalho precisa ser feito e os resultados alcançados.

Na sua bio do Instagram, você também destaca que seus conteúdos sobre finanças e investimentos são apresentados de forma leve e acessível. Você poderia falar melhor sobre o seu produto nas redes sociais?

Todos os meus conteúdos têm uma linguagem fácil de ser compreendida por meio de textos claros, imagens agradáveis e vídeos legendados e em Libras, que atendem tanto a comunidade surda como ouvintes. A ideia é transformar a educação financeira em algo prazeroso para estudar e possível de ser praticada.

Você possui um curso de educação financeira em Libras. Poderia contar mais sobre esse curso?

Esse curso é voltado para os iniciantes que queiram se organizar financeiramente e começar a investir. As aulas são realizadas ao vivo e em seguida são gravadas e enviadas aos alunos. Desde outubro de 2020, em torno de 180 alunos, entre surdos, deficientes auditivos e intérpretes de libras concluíram o curso. 

Com quase 30 mil seguidores, hoje você é uma educadora financeira super respeitada. Quais os próximos passos de Thaísa Durso?

Meu objetivo é democratizar e desmistificar a educação financeira. Pretendo cumprir essa missão através de cursos, palestras e livros, alcançando cada vez mais a comunidade surda e as mulheres.